Skip to main content

(Foto: Globo Rural )

 

 

Oportunidade de crescimento, qualidade de vida, remuneração, sentimento de tratamento justo, equidade de gênero e feedbacks por parte dos gestores. Esses são apenas alguns dos critérios avaliados dentro das empresas inscritas na pesquisa Great Place To Work (GPTW), empresa global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países. Esta é a segunda edição em que a consultoria aplicou sua metodologia de avaliação no agro e contou com 111 empresas inscritas no segmento. Juntas, elas abrangem 78.476 funcionários.

Em parcercia exclusiva firmada entre GPTW, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e revista Globo Rural, publicamos pela primeira vez o ranking com as 30 melhores classificadas – dez de grande porte e 20 enquadradas como pequenas ou médias. A metodologia inclui uma fase quantitativa, em que os funcionários das companhias respondem a um grande questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pela empresa.

Perfil das premiadas (Foto: Globo Rural )

 

A pesquisa com os colaboradores tem peso de 67%, enquanto a avaliação das práticas relatadas pelas empresas têm peso de 33%. A soma resulta na nota final: o índice de confiança ou Trust Index (TI). Para participar, as companhias precisam ter, no mínimo, 30 funcionários e um CNPJ no setor do agronegócio. Das 30 empresas premiadas, oito possuem operação no exterior, onde trabalham 68 brasileiros.

Um aspecto que chama a atenção entre as empresas premiadas e que atuam no agronegócio brasileiro é que “oportunidade de crescimento” e “alinhamento de valores” representam os funcionários com os índices de confiança mais altos, segundo a avaliação do GPTW. E os itens que tiveram notas mais baixas dizem respeito à remuneração e às políticas de participação em lucros e resultados, além da não inclusão dos funcionários em tomadas de decisões.

 (Foto: Globo Rural )

 

Sobre os feedbacks, 56% dos colaboradores que trabalham nas empresas premiadas receberam mais de três avaliações por ano. Essa ferramenta tem um peso importante na composição da nota final, pois, quanto mais feedbacks dados, maior é o índice de confiança.

Confira abaixo o ranking com as 30 melhores classificadas nesta edição.

Ranking GPTW com as 30 melhores empresas para trabalhar no agronegócio (Foto: Globo Rural )

 

 

 

 

 

SEMANA AGRO

Nesta semana, serão realizadas três lives nas redes sociais da Revista Globo Rural para discutir perspectivas, desafios e oportunidades no mercado de trabalho no agronegócio. Os representantes das empresas melhores colocadas no ranking final também participarão e poderão interagir com o público em tempo real.

Confira a programação dos próximos dias.

As lives serão pelo YouTube e Facebook da Revista Globo Rural, sempre às 17h.

Os vídeos ficarão disponíveis no site e nas páginas da Globo Rural no Facebook e no YouTube. Ainda no mês de julho, será lançado um podcast especial com o tema “trabalho no agronegócio”.

Um cadernos especial também será publicado na edição de julho da Revista Globo Rural, que será lançada nas plataformas digitais (site e aplicativo Globo+) na próxima quarta-feira (08/07), exclusivamente para os assinantes.

Inscrições abertas 

Já estão abertas as inscrições para a nova pesquisa que resultará no 3º Prêmio GPTW Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio. Veja como participar. A sua empresa pode ser a próxima vencedora.
Source: Rural

Leave a Reply