Skip to main content

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

A operação aérea para combater a nuvem de gafanhotos na Argentina deu resultado. Parte dos insetos morreu, enquanto outros foram encontrados se debatendo ou voando de maneira irregular, informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa).

A ofensiva foi realizada em 115 hectares, na quinta-feira (2/7), nas redondezas da cidade de Paraje El Descanso, na província de Corrientes. Conforme a agência governamental, a aplicação começou às 10h e durou 45 minutos, cobrindo toda a área com gafanhotos, em um local conhecido como Estância San José.

Vídeo mostra operação aérea contra insetos

 

 “De manhã, foram feitas aplicações aéreas. Uma equipe que lida com os gafanhotos foi a cavalo até o local de assentamento da nuvem para corroborar os resultados do tratamento, que conseguiu reduzir a densidade da praga”, disse o órgão, em boletim técnico.

Segundo o Senasa, as equipes estavam localizadas em pontos diferentes para visualizar um eventual voo da nuvem restante três horas depois da aplicação. Mas, mesmo com condições climáticas favoráveis à fuga, já que a temperatura chegou a 17ºC durante o dia, isso não ocorreu. 

saiba mais

Argentina faz operação aérea para combater gafanhotos

Causa, rota e riscos: tudo o que você precisa saber sobre a nuvem de gafanhotos

 

O engenheiro agrônomo responsável pelo Programa Nacional de Gafanhotos do Senasa, Hector Emilio Medina, chegou a dizer, em videoconferência com autoridades de Brasil e Uruguai na quinta-feira, que o objetivo da ação aérea não era um controle total, mas desestabilizar a nuvem. No entanto, a expectativa é de que boa parte tenha sido eliminada.

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

Inspeção nesta sexta

Segundo o representante das Confederações Rurais Argentinas (CRA) Martin Rapetti, ainda não se conseguiu quantificar e eficácia da operação, embora “o tratamento tenha ocorrido bem”. Os técnicos do Senasa voltam a campo nesta sexta-feira (3/7) para avaliar a eficácia da ação.

Esta foi a segunda operação aérea realizada pelas autoridades argentinas para combater os gafanhotos. Na primeira, na semana passada, os técnicos estimam ter eliminado entre 15% a 20% da nuvem.

saiba mais

Autoridades encontram nuvem de gafanhotos em propriedade rural na Argentina

 
Source: Rural

Leave a Reply