Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (29/6) no site da Globo Rural.

Gafanhotos podem chegar ao Brasil

(Foto: Governo de Córdoba/Divulgação)

 

Embora autoridades argentinas tenham informado na manhã desta segunda (29/6) que a nuvem de gafanhotos tenha se deslocado para oeste, em direção ao Rio Paraná, autoridades fitossanitárias brasileiras estão preocupadas com possíveis mudanças climáticas que poderiam facilitar a entrada da praga no Rio Grande do Sul.

“A nossa preocupação é com a influência meteorológica. Se tivermos uma convergência dos ventos, os gafanhotos podem se deslocar para o norte da Argentina e convergir com o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, o que possibilitaria a formação da nuvem e a entrada em território brasileiro”, afirma o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do RS, Ricardo Felicetti.

Líderes do agro avaliam impactos da crise

 

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 causou uma revolução digital que supera qualquer previsão sobre o avanço do uso da tecnologia da informação no meio rural. Globo Rural ouviu 80 executivos e lideranças do setor sobre os efeitos da Covid-19 nos negócios, os aprendizados e os “rumos do amanhã”, e agora os depoimentos da edição de junho estão disponíveis na íntegra em nosso site. 

Crédito mais fácil para pescadores

 (Foto: Thinkstock)

 

O Ministério da Agricultura publicou nesta segunda-feira (29/6) uma portaria que regulariza o uso do protocolo de solicitação de registro inicial para licença de pescador profissional artesanal como comprovante para concessão de financiamento ou crédito. Para ter acesso ao financiamento junto às instituições financeiras, o interessado deverá apresentar o Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira (Reap).

Chuva no Sul e clima seco no Norte

 (Foto: Getty Images)

 

A chuva se concentrará no sul do Brasil durante o fim do mês de junho e início de julho. Uma frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul ao longo desta segunda (29/6) deve causar pancadas de chuva sobre a faixa oeste do Estado, além de boa parte de Santa Catarina, extremo sudoeste do Paraná e metade sul do Paraguai. Confira previsão completa aqui.

Alta na arroba do boi gordo

(Foto: Divulgação )

 

Leilões virtuais vendendo bem, preço do bezerro para reposição em alta, também em cotação ascendente. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a arroba do boi gordo subiu e ficou cotada em R$ 220,00 na sexta-feira (26/6), preço bruto, contra os R$ 212 pagos uma semana antes. A oferta escassa de animais para abate e as escalas enxutas – em média para três dias – levaram à disparada de preços. 

Cresce demanda por óleo de soja

 (Foto: Thinkstock)

 

A demanda por óleo de soja voltou a crescer em todo o país, principalmente para a produção de biodiesel, de acordo com pesquisas do Cepea. Nos últimos meses, a indústria de biodiesel vinham enfrentando dificuldades nas vendas, o que limitou o consumo de óleo de soja. Agora, muitas unidades estão com estoques baixos e, portanto, ativas nas compras do derivado.

Milho para exportação

(Foto: Getty Images)

 

O elevado patamar do dólar em relação ao real tem favorecido a competitividade do milho no mercado externo, cenário que elevou os valores do cereal nas regiões dos portos, afirma o Cepea. Diante disso, desde o dia 19 de junho, a cotação do cereal disponível na região do porto de Paranaguá (PR) está acima da observada no mercado disponível da praça de Campinas (SP), o que não ocorria desde meados de agosto de 2019. 

Ovos mais baratos

(Foto: Gettyimages)

 

Com queda na demanda, os preços dos ovos não mantiveram o movimento de alta verificados no começo de junho para o restante do mês, segundo o Cepea. Esse movimento já era esperado pelo setor. De acordo com o centro de estudos, o cenário tem provocado o aumento dos estoques de produtores e distribuidores. 

Surtos de peste suína

 (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 540 novos surtos de peste suína africana foram notificados no mundo entre os dias 12 e 25 de junho, ante 554 novos casos verificados no levantamento anterior. O total de surtos em andamento subiu de 7.123 para 7.154, sendo 3.489 só na Romênia e outros 1.703 no Vietnã.
Source: Rural

Leave a Reply