Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

O Estado do Rio de Janeiro recebeu a certificação do Ministério da Agricultura de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).

O selo autoriza a comercialização de produtos de origem animal, como carnes, lácteos e o mel, por exemplo, em outros Estados e amplia, assim, as opções de venda para os produtores.

A certificação vinha sendo buscada desde outubro de 2019. A expectativa da Secretaria de Agricultura é de que, no primeiro ano de adesão, as agroindústrias tenham um aumento de 30% na produção e de 15% a 20% nos empregos diretos.

saiba mais

Parceria no RJ garante 8 mil cestas de alimentos a famílias sem renda na pandemia

 

Hoje, o RJ tem 434 agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual, que envolvem os segmentos de carne, leite, mel, ovos e pescado. Todas as que se adequarem às normas e atenderem aos requisitos do Sisbi poderão ser beneficiadas. A secretaria estima que cerca de 20 empresas solicitem a certificação nos próximos meses.

Para obter o selo Sisbi, o Estado teve de comprovar que tem condições de avaliar a qualidade e a procedência dos produtos de origem animal. Um sistema integrado, com Defesa Agropecuária, Pesagro-Rio e Emater-Rio, garantirá análise laboratorial, certificação de qualidade e assistência técnica às agroindústrias de pequeno porte na implantação dos programas de autocontrole.

A adesão aumentará a competitividade da produção e o valor agregado dos produtos. Nossos produtos estarão em todo o Brasil, com garantia de segurança sanitária e de qualidade

Marcelo Queiroz, secretário de agricultura do Estado do RJ

 

Otimismo na crise

O Frigorífico Landim tem duas fábricas no sul do Rio de Janeiro e emprega cerca de 600 funcionários. Para o presidente do grupo, Diego Ferreira, a expectativa é de que, com o Sisbi, a empresa possa agregar valor ao produto e contratar mais trabalhadores.

"Acreditamos que o Sisbi vai ser fundamental para o crescimento do setor. Em seis meses, a gente pode aumentar em 50% no número de contratações e de movimentação econômica", destaca Ferreira.

Provenza Carnes Especiais espera que Sisbi abra novos mercados para aliviar crise (Foto: Leo Guimarães/Divulgação)

 

Quem também está otimista é a Provenza Carnes Especiais, de Petrópolis, na região Serrana do RJ. A empresa, que comercializa cortes de carnes nobres e produtos gourmet, costumava fornecer para redes de restaurantes e bares, mas a pandemia de Covid-19 reduziu as vendas de 40 toneladas para menos de duas toneladas por mês.

Agora, a agroindústria já fez o pedido de adesão ao Sisbi e está implantando programas de autocontrole. “Já esperávamos essa certificação para ampliar as vendas e pretendemos alcançar os mercados de São Paulo. Estamos aguardando esse selo ansiosamente para evitar mais prejuízos e sair do sufoco”, explica Wagner Provenzano, veterinário, responsável técnico e dono da empresa.
Source: Rural

Leave a Reply