Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

O governo anunciou a redução de juros do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) a partir de 1º de julho. A decisão foi oficializada em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), após o anúncio do Plano Safra 2020/21.

Segundo resolução do Banco Central publicada na quinta-feira (18/6), a taxa de juros passou para até 6%, sendo 3% para realimentação do fundo e flexibilidade entre 0% e 3% para spread bancário nas linhas de financiamento de custeio, comercialização, recuperação de cafezais e FAC e capital de giro para cooperativas de produção.

saiba mais

Covid-19 faz Conab adiar pela segunda vez pesquisa sobre a safra de café

 

Para as linhas de FAC e capital de giro voltadas a outros mutuários, com exceção às cooperativas de produção, os juros foram reduzidos para até 7,5%, mantidos os 3% de realimentação do Funcafé e spread flexível de 0% a 4,5%. Anteriormente, os juros para cafeicultores e cooperativas de produção eram de até 7% e, para os demais mutuários, de até 9,5%. 

“O governo foi extremamente sensível aos pleitos da cafeicultura. Primeiro, atendendo ao pedido para a liberação antecipada dos recursos e, agora, com a redução dos juros, fomentando a competitividade do setor em meio à crise ocasionada pela pandemia”, disse Silas Brasileiro, presidente do CNC.

 
Source: Rural

Leave a Reply