Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta quarta-feira (17/6) no site da Globo Rural.

Plano Safra 20/21

(Foto: Carolina Antunes/PR/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira R$ 236,3 bilhões para o financiamento agropecuário da safra 2021/21. O volume é 6,1% superior ao disponibilizado para a safra passada e o maior já anunciado pelo governo.

“O esforço do governo para viabilizar esse plano safra é um reconhecimento das conquistas e do potencial do setor, que está pronto para contribuir para a retomada econômica após o coronavírus”, ressaltou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante o lançamento do plano.

Exportações de soja

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

O volume previsto de soja a ser embarcado ao exterior nos portos brasileiros em junho aumentou para 13,072 milhões de toneladas, segundo relatório semanal divulgado pela Anec. A estimativa se baseia na programação de embarques para o mês e, até a semana passada, era de 10,799 milhões de toneladas. 

Frigoríficos interditados

(Foto: JBS/Divulgação)

 

Oito frigoríficos sob inspeção federal foram interditados em maio por problemas relacionados ao controle da Covid-19. Os dados do relatório do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, vinculado ao Ministério da Agricultura, mostram que 47 abatedouros paralisaram atividades no mês, mas 39 deles foram por motivos não relacionados à transmissão do coronavírus.

Impacto da Covid nos hortifrútis

(Foto: Micolo J/CCommons)

 

Pelo menos 13 alimentos hortifrutigranjeiros tiveram a produção e a venda afetadas pela pandemia do coronavírus em maio, segundo relatório do Cepea-Esalq/USP. Todos os produtos analisados sofreram impactos, em maior ou menor escala, a depender do momento da safra, disponibilidade no mercado interno e da quantidade exportada. Segundo o Cepea, o valor do tomate caiu 20% e cenoura ficou 29,5% mais barata em maio.

Pesquisa sobre café adiada (de novo)

(Foto: Rogerio Albuquerque)

 

A Conab adiou, pela segunda vez, as saídas de técnicos a campo para apurar os dados da produção de café referentes à safra 2020 por conta do coronavírus. A medida visa evitar o contágio da doença por produtores e colaboradores do órgão governamental. Não se sabe, ao certo, quando as informações serão apuradas.

Algodão para o exterior

(Foto: Sistema CNA)

 

O início da colheita da safra 2019/20 de algodão deve intensificar o ritmo de embarque nos porto de Santos nos próximos dias, segundo avaliação da Anec. De acordo com a entidade, 98% da safra brasileira, estimada em 2,85 milhões de toneladas, deve ser escoada pelo Porto do Santos (SP), o que demanda uma maior agilidade nas operações. 

Alta no arroz

(Foto: Irga/Divulgação)

 

Depois de recuarem na primeira quinzena do mês, os preços de arroz em casca no Rio Grande do Sul voltaram a registrar elevação nesta semana, segundo acompanhamento do Cepea-Esalq/USP. A alta está atrelada ao reajuste dos valores pedidos por vendedores, devido aos novos avanços do dólar frente ao real. 

Rede do bem

(Foto: Marina Fagali)

 

A startup Liv Up iniciou, em maio, uma operação para levar alimentação as pessoas em situação de vulnerabilidade. Em um mês, 9 toneladas de frutas legumes e verduras orgânicas foram doadas e, agora, a empresa lançou uma rede na qual os consumidores podem, via internet, doar uma cesta com 6 kg de alimentos no valor de R$ 45. A meta é chegar a 100 toneladas até o fim do ano.
Source: Rural

Leave a Reply