Skip to main content

(Foto: Emiliano Capozoli)

 

O início da colheita da safra 2019/20 de algodão deve intensificar o ritmo dos trabalhaos de embarque nos porto de Santos nos próximos dias, segundo avaliação realizada pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

De acordo com a entidade, 98% da safra brasileira, estimada em 2,85 milhões de toneladas, deve ser escoada pelo Porto do Santos (SP), “demandando uma maior agilidade nas operações, emissão de documentos de embarque e certificados fitossanitários” nos terminais do complexo portuário.

saiba mais

Com 70% da safra vendida, produtores começam a colher algodão no oeste da Bahia

 

Dados da Secretaria de Comércio Exterior apresentados pela Anec mostram que o Brasil já exportou 845,7 mil toneladas de algodão, 56,8 mil só na segunda semana de junho. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Maranhão e Piauí iniciaram a colheita da pluma esta semana. Nos próximos dias, será a vez de Mato Grosso.

A associação também ressaltou que espera uma queda  na área plantada com algodão neste ano no país “muito inferior” aos 40% apontados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) recentemente. A Anec afirma que divulgará sua própria previsão na próxima semana.

Embarques

Mais uma vez, a Anec ressalta que as operações nos portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande, São Luis/Itaqui, São Francisco do Sul, Vitória, Itacoatiara, Barcarena/Vila do Conde, Santarém, Imbituba, Aratu e Santana seguem normalizadas.

Para esta semana, a associação prevê o embarque de 3,5 milhões de toneladas de soja no paí, volume superior às 2,8 milhões de toneladas exportadas na semana passada.
Source: Rural

Leave a Reply