Skip to main content

 (Foto: Ivan Bueno/APPA)

 

 

As cotações do açúcar cristal no mercado spot de São Paulo seguem superiores nesta temporada, apesar da maior produção do adoçante na safra 2020/21 em relação à anterior, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Nas duas primeiras semanas de junho, por exemplo, o patamar médio do indicador do açúcar CEPEA/Esalq, cor Icumsa de 130 a 180, mercado paulista, está em R$ 76,00 por saca de 50 kg, sendo que a média do mesmo mês do ano passado era de R$ 66,38/saca – valores deflacionados pelo IGP-DI base maio/20.

Pesquisadores do Cepea afirmam que o aumento do volume direcionado para as exportações tem contribuído para a sustentação dos valores domésticos neste ano. Os dados do AgroStat, sistema de estatísticas do Ministério da Agricultura, mostra que de janeiro a maio deste ano as exportações de açúcar somaram 8,5 milhões de toneladas, volume 43% superior ao embarcado em igual período do ano passado. Em maio, a exportação foi 79,3% acima do mesmo mês de 2019, com embarque de 2,707 milhões de toneladas.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), nos dois primeiros meses da atual safra, abril e maio, as usinas do Estado de São Paulo produziram 5,590 milhões de toneladas de açúcar, 66,53% superior ao registrado em igual período do ano passado, de 3,357 milhões de toneladas.
Source: Rural

Leave a Reply