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Programas de recompensas de produtos do agro tem pro  (Foto: Getty Images)

 

 

 

*Publicado originalmente na edição 415 de Globo Rural (maio/2020)

Em Cascavel, região oeste do Paraná, o produtor rural Márcio Roberto Dalgalo já estava pronto para plantar a safrinha de milho, em meados de janeiro deste ano, quando lembrou que ainda precisava comprar os defensivos agrícolas para a lavoura. E a roça, como se sabe, não espera, exige. Lá foi Dalgalo, até uma revendedora. A surpresa (boa) veio na hora de pagar a conta: 90% de desconto no preço final dos produtos.

Não era Black Friday, dia inspirado em uma tradição americana, quando os produtos têm grandes descontos nas lojas, nem 1º de abril, o chamado dia da mentira. Era o resultado do cadastro que Dalgalo havia feito no Clube Agro, uma plataforma digital que registra pontos acumulados pelos agricultores ao realizarem compras em estabelecimentos credenciados para, depois, adquirir outros produtos de diversas empresas com descontos. “Comprei adubo, ganhei pontos. Depois, troquei por defensivos”, conta o produtor.

A plataforma é nova, foi lançada em fevereiro deste ano no Paraná. O empresário André Uberti, CEO do Clube Agro, conta que a ideia de criar o programa de pontos multimarcas foi pensado, inicialmente, para atender às cooperativas e cooperados, mas depois ele e seus sócios viram que era possível expandir a atuação para todo o segmento.

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“Criamos um modelo que beneficia principalmente os médios e pequenos produtores, que representam uma grande fatia do mercado, além dos canais de revendas e as indústrias, que sabem muito pouco sobre os perfis de agricultores”, contou Uberti à Globo Rural. “O agricultor está cansado de ganhar prêmios comuns depois de uma compra. Telefone, boné e relógio ele compra quando quiser.”

O programa já tem três empresas parceiras, a Mosaic Fertilizantes, a Corteva Agriscience, de defensivos químicos e biológicos, e Mapfre Seguros. No caso do produtor paranaense, o primeiro a resgatar os pontos acumulados no programa, ele havia comprado fertilizantes da Mosaic e acumulou tantos pontos que obteve um desconto de 90% na compra de defensivos da Corteva. “A ideia é que mais empresas, em todos os setores do agronegócio, possam participar, pois queremos atender a todos os segmentos do agronegócio”, explicou Uberti. “É uma plataforma única, e o agropecuarista poderá trocar por itens que ele precisa comprar de qualquer forma.”

Consultas e serviços

A projeção de Uberti é que, no primeiro ano, a plataforma Clube Agro tenha cerca de 30 mil produtores cadastrados (na época do lançamento, 2 mil agricultores se cadastraram) e movimente algo em torno de R$ 1 bilhão. “Somente o mercado de insumos, que engloba fertilizantes, sementes e defensivos, movimenta cerca de R$ 100 bilhões no Brasil no sistema de compra pelo produtor via distribuição e cooperativas”, diz.

Para os parceiros, a plataforma pode servir tanto para fortalecer o relacionamento como para aumentar a clientela, avalia a Mapfre Seguros. A baixa penetração da cultura do seguro no Brasil faz com que os benefícios dessa proteção não sejam amplamente conhecidos.

“A plataforma é uma forma de orientar e garantir a continuidade do negócio de pequenos e médios produtores rurais no caso de eventualidades”, afirma Luis Gutiérrez, CEO da empresa. “É uma forma de levar o serviço até os produtores.”

A tendência é de crescimento dos programas de pontos no agronegócio. Em abril, também foi lançada uma plataforma que transforma compras em pontos, mas desta vez trocando-os por serviços como consultorias técnicas e serviços para pecuaristas. A iniciativa é da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Cada pecuarista cadastrado ganhará 1 ponto a cada R$ 2 gastos na compra de produtos da marca. Segundo Diego Souza, gerente da companhia, o negócio surgiu após um  ano de pesquisa. “Acompanhamos 600 pecuaristas para entender detalhadamente o mercado e identificar o que eles mais precisam”, diz. “O programa permite trocar os pontos por consultas veterinárias, serviços ou consultorias em várias áreas como biosseguridade, sucessão familiar e outros temas que preocupam esse segmento.” A expectativa da empresa é que as vendas por meio do programa representem 50% dos negócios no próximo ano.

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Pioneira em programa de pontos, a Bayer lançou uma plataforma de fidelização de clientes em 2011, mas foi no ano passado que apostou pesado no programa, batizado de Impulso Bayer, atualmente com 160 mil inscritos, classificados com estrelas.

“Anualmente, temos, em média, 90 mil resgates realizados”, diz o diretor da Bayer CropScience, Tiago Junqueira. Ele lembra que o avanço da internet no meio rural tem facilitado o acesso dos produtores a esse tipo de iniciativa e que as novas gerações são mais adeptas. “É inegável que temos um novo perfil de produtor rural, mais informado, tecnológico e conectado”, afirma. 
Source: Rural

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