Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A Operação Riado, comandada por auditores fiscais federais agropecuários, apreendeu 5.266 litros de agrotóxicos irregulares em 5 municípios nas regiões de Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

Foram apreendidos, ainda, 2.700 litros de fertilizantes sem registro no Ministério da Agricultura, com origem desconhecida. Os defensivos fraudados foram avaliados em mais de R$ 1 milhão e poderiam causar prejuízos aos produtores rurais que os utilizassem em suas lavouras.

saiba mais

Fiscalização apreende mais de 2 mil litros de agrotóxicos falsificados no RS

 

A operação ocorreu na semana passada, em conjunto com o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), que também encontrou irregularidades no armazenamento dos produtos e empresas que os estavam comercializando e não tinham registro junto ao órgão.

Foram verificados lotes, embalagens, rótulos, lacres e prazos de validade dos produtos, além da prática de fracionamento de agrotóxicos em alguns locais. As empresas responderão a processo administrativo, e as multas podem chegar a R$ 200 mil, além da destruição dos agrotóxicos fraudados.

Os agrotóxicos fraudados não têm a mesma eficácia dos registrados originais. Muitos estão diluídos ou apenas apresentam na sua composição pequena porcentagem do ingrediente ativo e corante

Peter Alex Honzak, chefe do serviço de fiscalização de insumos agrícolas da SFA/MG

 
Source: Rural

Leave a Reply