Skip to main content

JBS diz que não comenta processos judiciais em andamento (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação junto à Justiça do Trabalho de Caxias do Sul pedindo a interdição da do frigorífico da JBS da cidade gaúcha de Caxias do Sul argumentando não cumprimento dos protocolos sanitários para controle e prevenção da Covid-19. Segundo o pedido, protocolado nesta quarta-feira (03/06), a unidade possui 21 casos confirmados entre seus funcionários. Caso a justiça acate o pedido, será o quarto frigorífico da JBS interditado judicialmente no país por coronavírus entre trabalhadores.

Entre as irregularidades apontadas pelo MPT,  está a não testagem de funcionários com suspeita de Covid-19, a falta de distanciamento mínimo na linha de produção, não afastamento de pessoas de grupos de risco, transporte com lotação acima de 50%, falta de notificações dos casos de síndrome gripal, além de falhas no atendimento ambulatorial da empresa, como ausência de álcool em gel e de higienização de equipamentos médicos. A unidade tem 1690 empregados que atuam no abate de suínos.

saiba mais

Justiça autoriza JBS a retomar operações na unidade de Ipumirim

 

“Todas as evidências científicas sobre a forma propagação do vírus, possibilidade de transmissão por pessoas assintomáticas e crescimento exponencial de casos levam à conclusão de que as medidas adotadas pela ré no que tange à vigilância ativa nesta unidade estão sendo insuficientes para prevenir a disseminação do coronavírus”, aponta a ação movida pelo MPT. O documento cita laudos da fiscalização do trabalho realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul, pela Gerência Regional do Trabalho de Caxias do Sul, além de dados da Secretaria de Saúde local.

“As informações trazidas aos autos pelo Cerest/Serra, pela GRTE e pela Secretaria Municipal de Saúde levam à conclusão de que houve falha tanto na vigilância ativa quanto na vigilância passiva, levando a ré a perder completamente o controle sobre os casos de contaminação e, senão, a potencializá-los”, alerta o MPT. Segundo o órgão, há 3.201 casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores do setor frigorífico no Estado do Rio Grande do Sul distribuídos em 26 plantas de 19 municípios. O número representa 34,63% dos casos no Estado.

Em nota, a JBS afirma que “não comenta sobre processos judiciais em andamento” e “reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores”. A empresa afirma que “desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Caxias Sul (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores”.
Source: Rural

Leave a Reply