Skip to main content

Para a FC Stone, enquanto culturas como a soja e o milho tiverem seus preços compensados prla valorização do dólar, o custo com ferilizante deve ter impacto negativo no faturamento de alguns setores (Foto: Manoel Marques/Ed. Globo)

 

As incertezas geradas pela pandemia de Covid-19 no Brasil devem impactar o mercado de fertilizantes no Brasil, segundo aponta a FCStone em relatório de mercado direcionado ao setor. A consultoria reduziu sua previsão para as entregas este ano em 300 mil toneladas, para 36,6 milhões de toneladas – avanço anual de 1,0%.

“Apesar de não impactar diretamente o mercado de adubos internacional, a pandemia do novo coronavírus instaurou um quadro de incerteza a nível mundial, influenciando as perspectivas de crescimento econômico de importantes consumidores do complexo NPK e insumos”, afirma o documento. Segundo a consultoria, “a Covid-19 se coloca como ponto central para determinação dos fundamentos do mercado”, conforme avançam os preparativos para a safra 2020/2021.

Volatilidade

A FCStone ressalta ainda que o cenário macroeconômico tem contribuído para uma maior volatilidade das cotações das principais commodities agrícolas, como a soja e o milho. Enquanto essas culturas tiveram seus preços compensados pela desvalorização recorde do real, o custo com fertilizantes deve pesar negativamente no faturamento de alguns setores.

saiba mais

Fiscalização apreende 1,2 mil litros de fertilizantes e 630 kg de agrotóxicos falsificados

UE vai adotar meta de redução de uso de agrotóxicos e fertilizantes

 

“O consumo de fertilizantes por setores nos quais as cotações permanecem em patamares mais baixos pode ser impactado negativamente, considerando o encarecimento dos adubos no mercado interno, em decorrência do “custo dolarizado” dos nutrientes”, explica a consultoria. Entre os setores mais expostos, a FCStone destaca a o cotonicultor e o sucroenergético.

“No que tange o setor de açúcar e etanol, especificamente, as recentes quedas nos preços internacionais do açúcar foram parcialmente compensadas pela forte apreciação do dólar frente ao real. Contudo, a receita das usinas sofre com a dinâmica do mercado de etanol, marcada por demanda arrefecida e preços baixos”, explica a consultoria.
Source: Rural

Leave a Reply