Skip to main content

(Foto: Marcos Campos/Divulgação)

 

Diante do avanço da pandemia de Covid-19, o Rally da Safra 2020 recomeça nesta semana em novo formato. O roteiro de viagens pelas principais regiões produtoras para avaliar as lavouras de milho 2ª safra em maio e junho, será substituído por uma "expedição" virtual.

A ideia é fazer o levantamento remoto de informações sobre a safra e o contato com os produtores via internet. Com isso, as visitas a propriedades serão substituídas por lives, com participação de técnicos da Agroconsult, representantes de empresas e agricultores.

saiba mais

 

 

Assim, a expectativa é dobrar o número de visitas que seriam feitas presencialmente e, também, conversar com produtores de regiões que anteriormente não eram cobertas pelas equipes desta etapa, como os Estados do Nordeste.

Tanto os eventos regionais quanto o de encerramento da etapa, antes previstos para ocorrer presencialmente, serão online, levando informações sobre o fechamento da safra de milho e perspectivas de mercado. O encerramento está marcado para 18 de junho.

Mapeamento via celular

Outra novidade é a utilização do aplicativo do Rally da Safra para coleta de dados de campo. A ferramenta permite, por exemplo, contar grãos nas espigas de milho e vagens nas plantas de soja a partir de fotos tiradas pelo celular.

“Será uma ferramenta de extrema importância para estimular produtores a realizar amostras e avaliar produtividade das lavouras com a mesma metodologia utilizada”, afirma André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Safra de contrastes

No campo, as condições do milho 2ª safra variam conforme a região. No Mato Grosso, principal estado produtor, tudo se encaminha para uma safra cheia. Por outro lado, não são tão boas as condições das lavouras no oeste e no norte do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul e no sul e sudoeste de São Paulo, onde o clima foi mais seco nos últimos meses.

Em Goiás, a chuva irregular durante o desenvolvimento do milho prejudicou parcialmente o potencial produtivo. Em regiões menos tradicionais para a safrinha, como Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Tocantins, os produtores estão animados e, segundo a Agroconsult, uma chuva até o fim do mês pode assegurar resultados muito bons.

A estimativa de produção do milho 2ª safra da Agroconsult foi revisada para 71,7 milhões de toneladas, 3 milhões de toneladas abaixo do divulgado em 31 de março. A área de milho 2ª safra é estimada em 13,3 milhões de hectares (5,2% maior em relação ao divulgado em 31 de março). A produtividade média brasileira é projetada em 90,1 sacos por hectare, 10,8% menor do que na temporada passada. 
Source: Rural

Leave a Reply