Skip to main content

Beterrabas e cenouras (Foto: Pixabay)

 

Presentes em saladas, sucos, purês e até licores, as raízes são muito consumidas pelos brasileiros e servem como ingrediente dos mais variados pratos e receitas. Consumidas principalmente in natura, elas têm um amplo leque de substâncias benéficas à saúde.

Que tal renovar o canteiro de sua residência e plantar hortaliças? De cenoura a batata yacon, Globo Rural separou cinco raízes fáceis de plantar e manusear, que se desenvolvem nos mais variados climas e chegam a se adaptar até em vasos. Confira:

Cenoura

(Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

 

De textura macia e paladar agradável, a cenoura é consumida principalmente in natura, sendo fonte de vitamina A, cálcio, sódio e potássio. Além disso, estimula o apetite, facilita a digestão, ajuda a evitar alguns tipos de câncer e de doenças cardíacas. Assim, é uma ótima pedida para se ter em casa, já que pode ser plantada até em pequenos canteiros. Aprenda a plantar cenoura clicando aqui.

Batata-doce

(Foto: Thinkstock)

 

 

A hortaliça tornou-se base da dieta de atletas, esportistas amadores e de quem se dedica aos exercícios físicos. As vantagens da batata-doce começam no plantio, que pode ser feito por quem tem pouca experiência na lida com a terra. Dependendo da variedade e das condições climáticas locais, o trato é mais fácil do que se imagina, e ela pode ser plantada até mesmo em vasos. Aprenda a plantar batata-doce clicando aqui.

Gengibre

(Foto: Pixabay/Gate74/Creative Commons)

 

 

Muito utilizado em chás que ajudam no tratamento contra gripe, tosse, resfriado e até ressaca, o gengibre é uma planta aromática que ainda tem uso na elaboração de licores, refrigerantes e em pratos salgados e doces da cozinha oriental. Bem adaptada às regiões de clima quente e úmido do país, ocorre na faixa litorânea que vai do Amazonas a Santa Catarina, em que pode ser plantada até em quintais de residências. Aprenda a plantar gengibre clicando aqui.

Beterraba

(Foto: Pixabay)

 

 

Com sabor levemente adocicado e textura suave, a beterraba é apreciada cozida ou crua em saladas, mas também pode ser usada como ingrediente em purês, sopas, tortas, vitaminas e sucos. As temperaturas mais adequadas para o desenvolvimento da planta estão dentro da faixa de 10ºC a 20ºC. Ela pode ser plantada em pequenos canteiros e caixotes. Aprenda a plantar beterraba clicando aqui.

Batata Yacon

(Foto: Thinkstock)

 

 

De aparência semelhante à batata – daí o nome –, a yacon tem nas raízes tuberosas a parte comestível. A polpa, saborosa como a pera, é macia, suculenta e adocicada, graças à inulina (polissacarídeos de frutose) que contém. Por isso mesmo, pode ser consumida in natura, adicionada em sucos e vitaminas e em pedaços ou ralada, em saladas e sobremesas. O plantio pode ser feito em canteiros ou leiras (camalhões). Aprenda a plantar batata yacon clicando aqui.
Source: Rural

Leave a Reply