Skip to main content

A combinação da estiagens com as medidas de isolamento social, decorrentes da pandemia do coronavírus, gerou prejuízo na produção de hortifrutigranjeiros na Grande Florianópolis (SC). Segundo análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgada nesta quarta-feira (20/5), a perda na produção nos últimos dois meses foi, em média, de 50% nos municípios afetados.

Os principais problemas com as intempéries foram nas plantações de tomate, batata, aipim, cenoura, beterraba, repolho, couve-flor e brócolis. Integram o cinturão verde os municípios catarinenses de Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio e Rancho Queimado.

saiba mais

Exportação de frutas deve acelerar no segundo semestre, diz Abrafrutas

Software gratuito ajuda a diagnosticar problemas em maçã, morango e pêssego

 

Segundo a instituição, o impacto não foi maior porque parte dos produtores contam com sistema de irrigação próprio e contratos de entrega da produção pré-estabelecidos.

Além das medidas adotadas pelo Estado para combater o contágio pelo coronavírus, Santa Catarina vem sofrendo com um período de seca desde janeiro, o que tem dificultado o desenvolvimento de frutas, legumes e hortaliças na lavoura.

O estudo foi realizado pela Conab em parceria com as secretarias municipais de agricultura da região e com a Empresa de Extensão Agropecuária do Estado de Santa Catarina (Epagri).
Source: Rural

Leave a Reply