Skip to main content

Bush Easy Decision, jovem exemplar da raça Angus com genética de potencial para cruamento com zebuínos (Foto: Divulgação)

 

Touro jovem da raça Angus, com 6 anos de idade, Bushs Easy Decision 98, já produziu 250 mil doses de sêmen, segundo a Semex Brasil, empresa de inseminação artificial. Apesar de estar alojado na unidade da Semex no Canadá, a central brasileira adquiriu mais de 80% da produção do reprodutor, afirma Antonio Carlos Sciamarelli Júnior, gerente Nacional da empresa, cuja sede fica em Blumenau, Santa Catarina.

Sciamarelli Júnior informa que o touro deve produzir mais 50 mil doses neste ano, totalizando 300 mil. O potencial genético de Easy Decision é direcionado para o cruzamento industrial com o gado zebuíno no Brasil, tecnologia cuja aplicação é intensa nas fazendas de muitos Estados, como Mato Grosso. O zebu mais usado é o nelore.

“A demanda é forte por conta do poder melhorador do touro angus. O sêmen é destinado também para a produção de touros e matrizes puros”, reforça Sciamarelli Júnior. Há centrais que já abrigam filhos de Easy Decision, inclusive a Semex”, ele diz.

saiba mais

Preço do bezerro subiu mais que o do boi gordo em 20 anos, aponta levantamento

Livro ensina passo a passo para o pecuarista administrar o risco de preços

 

No geral, as vendas de sêmen estão indo muito bem este ano no Brasil. Levantamento divulgado na quarta-feira (14/5) pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) informa que 3.623.135 doses de sêmen foram comercializadas no primeiro trimestre. Houve aumento de 22,6% em relação ao mesmo período de 2019, quando 2.955.826 doses foram vendidas.

Sciamarelli Júnior observa que a pandemia do coronavírus não vai atrapalhar a pecuária brasileira. Pode mudar esquemas de trabalho, porém o setor deverá seguir em ascensão. Ele informa que a Semex comercializou 33% a mais de doses de sêmen no primeiro trimestre deste ano ante igual período em 2019.
Source: Rural

Leave a Reply