Skip to main content

(Foto: Ricardo Benichio)

 

Diante das constantes variações nos preços ao longo dos anos, a Scot Consultoria, de Bebedouro (SP), efetuou um levantamento das últimas duas décadas e chegou à conclusão de que a cotação do bezerro desmamado subiu bem mais do que a do boi gordo.

Segundo Alcides Torres, da Scot, os cálculos foram feitos tendo como base os preços médios mensais do boi gordo e dos animais de reposição em cada ano, corrigidos pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI).

saiba mais

Apesar do coronavírus, preço médio da arroba do boi sobe quase 20% em abril

 

“Em janeiro de 2000, eram necessárias 6,62 arrobas de boi gordo para se comprar um bezerro desmamado de 6 arrobas. Em fevereiro deste ano, foram necessárias 8,50 arrobas. Assim, a cotação média anual corrigida do boi subiu 19,3% em 20 anos, bem menos do que a do bezerro desmamado, que saltou 53,1%”, afirma.

E o movimento de alta de animais para reposição segue neste ano. Segundo a Scot, que faz levantamento nos Estados, a oferta limitada em Tocatins resultou em alta de 34,7% nos preços no acumulado dos últimos 12 meses, considerando a média de todas as categorias de bezerros.

Nesse período, a arroba do boi gordo teve alta de 28,9%, piorando o poder de compra do invernista em 4,2%. O animal anelorado valorizou 42,1% neste intervalo e, atualmente, está cotado em R$ 1.990.
Source: Rural

Leave a Reply