Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

As operações de embarque de soja no porto de Itaqui, no Maranhão, foram afetadas pelas medidas de combate ao Covid-19 no Estado, que há oito dias restringe a circulação de pessoas com bloqueios policiais nas ruas.

De acordo com comunicado da Associação Nacional de Exportadores de Cereais, as atividades necessitam de justificativas especiais para serem realizadas, e os embarques de soja nos terminais caíram 3% desde a semana passada.

saiba mais

Na exportação de soja, portos do Arco Norte crescem mais do que Santos e Paranaguá

 

No total, foram exportadas 2,9 milhões de toneladas de soja durante a semana encerrada no último dia 9, queda de 19,5% ante o período anterior. Desse montante, 323,9 mil toneladas foram escoadas pelo porto de Itaqui e 824,6 mil pelo porto de Santos. A China respondeu por 75% dos embarques de soja do Brasil na última semana.

Para os próximos dias, as perspectivas são de continuidade dos embarques recordes. Segundo a Anec, está programado o embarque de 3,8 milhões de toneladas de soja esta semana e, até o final de maio, a previsão é de que sejam enviadas 10 milhões de toneladas da oleaginosa para o mercado internacional.
Source: Rural

Leave a Reply