Skip to main content

(Foto: Gabriela Frediani/Arquivo Pessoal)

 

Fazer uma horta em casa é uma ótima opção para quem quer ter plantas, temperos e vegetais frescos no próprio quintal ou sacada. Em tempos de quarentena, é preciso evitar ao máximo as idas ao mercado e, além disso, ter esses produtos em casa pode evitar saídas rotineiras. Uma horta bem planejada e cuidada ainda torna qualquer ambiente mais decorado e agradável.

Essa foi a ideia da Gabriela Frediani e do namorado, Joshua Patrick. Eles montaram uma horta na própria sacada do apartamento. Fizeram desde o desenho do projeto até a plantação de todas as variedades. Os dois pesquisaram algumas ideias de hortas caseira no Pinterest, mas nenhuma se encaixava no modelo em formato de L. Então, resolveram fazer por conta própria.

“O Josh desenhou o projeto do cercadinho e comprou a madeira necessária. Aí começamos a construir juntos”, diz Gabriela. O casal, que sempre gostou de plantas, já pensava em montar algo do tipo, e a quarentena os incentivou. “Tínhamos uma viagem programada, mas tivemos que ficar em casa por causa da quarentena. Foi aí que a gente construiu nosso cantinho das plantas”.

saiba mais

7 dicas para você começar uma horta em casa

5 temperos simples de plantar para você começar a sua horta na quarentena

 

Eles escolheram diversas plantas para cultivar, algumas delas aptas para consumo e outras decorativas. “Metade da horta é para consumo. A gente tem 90 centímetros de plantação de manjericão, pimenta, tomate e avocado”, conta Gabriela.

Além dessas, a horta possui uma variedade enorme de outras plantas “como a barriga de sapo, que fecha durante a noite e abre de dia, a alocásia, que parece um coração, e uma carnívora”. Outras plantas cultivadas pelo casal são a dracena pleomele reflexa, pacová, costela de Adão, jiboia, era variegata, peperômia melancia, amaranta medalhão, bambu da sorte e a babosa tradicional.

(Foto: Gabriela Frediani/Arquivo Pessoal)

 

Toda a construção durou dez dias e demandou sete sacos de 20 quilos de terra para preencher o jardim. Os custos com madeira, plantas, terra, verniz e pincéis totalizaram por volta de R$ 1.100. Apesar de trabalhoso, Gabriela destaca a gratificação de todo o processo. “Foi super legal fazer a nossa própria horta. Depois de terminar tudo, ver o que a gente fez deu muito orgulho”, finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply