Skip to main content

Capa da edição de maio da Globo Rural

A edição de maio da Revista Globo Rural, já disponível no app Globo+ e no canal para assinantes no site, traz um especial sobre a reação do agronegócio em meio à pandemia de coronavírus. O conteúdo, exclusivamente digital, mostra os recordes de exportação, os negócios que crescem na crise, o futuro do consumo de carnes, além das ações solidárias das empresas do setor no combate ao avanço da doença no Brasil.

Na reportagem de capa, o Especial Covid-19 trata do o comércio exterior, com ênfase no crescimento das exportações de soja – em que 30% do que será colhido no ano que vem já foi vendido – e da carne,  além de abordar a situação preocupante do setor sucroenergético.

O bom desempenho das vendas externas do agro, que cresceram 373% em 20 anos, é mostrado em infográfico como parte da Balança Comercial. As exportações do agro brasileiro somaram US$ 96,79 bilhões no ano passado, e o superávit comercial foi de US$ 83 bilhões.

A novas ferramentas digitais para manter contato com a cadeia produtiva durante a pandemia estão presentes em Inovação e Negócios Digitais. Plataformas e aplicativos, a exemplo da Leiteria, da Nestlé, ajudam na manutenção das cadeias produtivas e na assistência técnica de forma remota.

saiba mais

Podcast debate impactos do coronavírus no agronegócio

 

Além disso, vendas de produtos do agro por meio de aplicativos e sites crescem dentro e fora da porteira: de acordo com dados da Corebiz, o segmento de alimentos no e-commerce disparou 330% em março em comparação a fevereiro deste ano.

Aplicativos que conectam motoristas de transporte de cargas a embarcadores são destaque da seção Logística, em que milhares de novos usuários se cadastraram em meio à pandemia de coronavírus. Alguns apps chegam a ter até 200 mil inscritos, em que grande parte dos ativos faz parte do setor do agro.

Em uma entrevista exclusiva à Globo Rural, o economista José Roberto Mendonça de Barros comenta sobre os rumos da economia e do agronegócio em tempos de pandemia, em que destaca que não é mera coincidência o agronegócio crescer em meio a mais uma grande recessão no país.

Com os efeitos do novo coronavírus, o alerta mundial sobre a origem das proteínas animais é discutido em Saúde Animal. Novos hábitos de consumo e exigências de qualidade do comprador devem ser cada vez mais levadas a sério pela indústria, principalmente no setor de carnes.

A Pecuária também entra em discussão, em que as incertezas no pasto – com a entressafra e a queda na demanda interna – preocupam criadores mesmo com alta nas exportações.

(Foto: Getty Images)

 

Diretamente dos Estados Unidos, mostramos que o início do plantio da safra norte-americana coincide justamente com o pico de mortes e de contaminação pelo novo coronavírus no país.

Em Vida na Fazenda, você vai aprender a criar perdiz, ave de aspecto roliço que possui carne de elevado rendimento, presente em cardápios de restaurantes sofisticados e nas butiques de carnes. Além disso, aprenderá o passo a passo da plantação da quebra-pedra, planta medicinal que tem demanda no mercado quando cultivada em escala, ajudando na renda do agricultor.

A revista ainda reserva espaço para mostrar as empresas que têm liderado ações humanitárias para amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19, como a Scania, que tem realizado a manutenção de respiradores em sua estrutura em São Bernardo do Campo (SP).

Já na seção O Agro É Delas, destacamos a diretoria da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), composta apenas por mulheres e que tem como um dos objetivos reforçar a liderança feminina nas entidades cacaueiras no interior do Brasil.

Clima, tendências, análises do milho, boi gordo e leite, mapa de safras e as perspectivas de colheita para produtos variados também estão na edição de maio da Globo Rural.
Source: Rural

Leave a Reply