Skip to main content

Desmatamento na Amazônia cresce e risco de queimadas se intensifica (Foto: Cristiano Martins / Arquivo / Ag. Pará )

 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os alertas diários de desmatamento na Amazônia cresceram 63,7% em abril de 2020, se comparado ao mesmo mês do ano passado. É o que informa o site G1, ao explicar que estes alertas servem para ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), responsável pela emissão dos avisos e controlado pelo Inpe, neste ano foram emitidos alertas para 405,6 km², enquanto no ano anterior, no mesmo período, foram 247,7 km².

O alto índice de desmatamento sinalizado pelo Inpe corrobora com dados recentes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que apontam que o maior número de desmatamento deve levar ao aumento de incêndios no bioma.

Segundo o órgão ambiental, entre janeiro e março deste ano, 33% da derrubada de árvores na região foi em áreas de florestas públicas ainda não destinadas, o que pode indicar que as queimadas de 2020 sejam maiores que no ano passado.

saiba mais

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia alerta para risco maior de queimadas em 2020

Bolsonaro autoriza atuação das Forças Armadas contra o desmatamento na Amazônia

Celebridades apoiam manifesto de Sebastião Salgado sobre coronavírus em indígenas

 
Source: Rural

Leave a Reply