Skip to main content

A BRS 5084RR demonstrou diferencial significativo em produtividade comparada a outros materiais de mesmo ciclo (Foto: Luiz Henrique Magnante)

 

Uma nova cultivar de soja, adaptada a baixas temperaturas e com potencial de rendimento acima de 100 sacas por hectare, foi lançada pela Embrapa. A BRS 5804RR é feita para regiões frias do país e uma de suas principais características é a resistência à podridão radicular causada por fitóftora, problema comum nas lavouras do sul do país.

De acordo com o pesquisador Paulo Bertagnolli, da Embrapa Trigo, um dos diferenciais dessa soja é a amplitude de semeadura. “A cultivar foi testada em 22 locais durante três anos e mostrou-se realmente superior às testemunhas, com rendimentos que ultrapassaram os 6 mil kg/ha”, disse Bertagnolli. A BRS 5084RR demonstrou diferencial significativo em produtividade comparada a outros materiais de mesmo ciclo.

saiba mais

Preço da soja fecha abril com maior valor médio desde 2018

Anec estima exportação em abril de 14,259 milhões de toneladas de soja

 

Além da sanidade de raiz, a alta produtividade dessa nova soja também resulta do elevado peso de mil grãos (PMG 210 g), em plantas de porte médio que apresentam vagens com quatro grãos. A cultivar está indicada para a Macrorregião Sojícola 1, que abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e regiões frias do Paraná e São Paulo.

A cultivar semeada em 20 de novembro pelo produtor Daniel Celso, com acompanhamento técnico da cooperativa Cotrisal, surpreendeu no arranque inicial, se destacando em meio a seis cultivares de soja, com ciclos que variam de super precoce a tardio. “A soja mostrou um vigor que chamou a atenção”, conta Celso.

Apesar da estiagem que atingiu as lavouras no Rio Grande do Sul na última safra, a nova soja apresentou rendimentos na média de 50 sacas por hectare, enquanto a estimativa no Estado é encerrar a colheita com média de 35 sacas por hectare.
Source: Rural

Leave a Reply