Skip to main content

(Foto: Sérgio Cobel/Embrapa)

 

 

 

 

A Embrapa Algodão, com sede em Campina Grande (PB), lançou uma nova cultivar de gergelim para o mercado gourmet, a primeira com proteção concedida no Brasil.

Com película de coloração marrom avermelhada e semente mais escura, a BRS Morena deverá atender grandes produtores da região Centro-Oeste e tem a expectativa de chegar ao mercado ainda neste ano. 

saiba mais

Embrapa amplia plataforma digital com dados interativos sobre o Matopiba

 

Segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão e responsável pelo desenvolvimento da cultivar, Nair Arriel, o potencial produtivo da nova cultivar é de aproximadamente 980 kg/ha em regime de sequeiro e de 1.800 kg/ha em sistema irrigado.

A BRS Morena apresenta ainda um teor de óleo acima de 50%. Recomenda-se o cultivo mecanizado tanto para larga como para pequena escala nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Coloração atrativa

 

A proteção concedida à BRS Morena se justifica pela possibilidade de detenção dos direitos exclusivos de exploração frente a uma demanda crescente por sementes de qualidade.

Embora 90% do mercado brasileiro de panificação e óleo adote sementes de gergelim de coloração branca, o mercado mundial gourmet aprecia aquelas de coloração mais escura, como o mercado árabe.

“Há cerca de três anos, ao identificar a expansão da cultura do gergelim para o Centro-Oeste, a equipe de melhoramento genético da Embrapa Algodão iniciou o desenvolvimento da BRS Morena. A proteção resguarda os direitos da Empresa sobre a cultivar e permite o maior controle sobre as sementes que serão produzidas”, explica a pesquisadora Nair Arriel.
Source: Rural

Leave a Reply