(Foto: Getty Images)
O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União as portarias com as ações do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura do feijão 1ª safra para 14 Estados.
Neste ano, a publicação foi antecipada para permitir que produtores rurais, assistência técnica, agentes financeiros, seguradoras e demais entidades que utilizam os indicativos possam ter mais tempo para o planejamento da safra.
saiba mais
Publicado o Zoneamento Agrícola para a mandioca
O Zarc indica as melhores janelas de plantio por município, tipo de solo, em três níveis de risco: 20%, 30% e 40%. Também são divulgadas as cultivares classificadas por grupos de características homogêneas, conforme número de dias da emergência à maturação fisiológica.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de feijão 1ª safra da temporada 2019/2020 ficou em 1,07 milhão de toneladas. Na primeira safra deste ano, a área é estimada em 926,5 mil hectares.
Aplicativo
As informações oficiais do Zarc podem ser acessadas por meio de tablets e smartphones via aplicativo Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), que está disponível no sistema Android.
Source: Rural