(Foto: Divulgação)
A Embrapa anunciou na sexta-feira (24/4) dois novos diretores-executivos. O Conselho de Administração nomeou Adriana Regina Martin como diretora de Inovação e Tecnologia e Tiago Toledo Ferreira como diretor de Gestão Institucional.
Adriana substitui o Guy de Capdeville, atual diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e que acumulava dois cargos. Já Ferreira assume o posto da analista Lucia Gatto, que estava na Gestão Institucional desde julho de 2017. Selma Beltrão, eleita representante dos empregados no conselho, foi empossada para cumprir o mandato de dois anos.
saiba mais
Embrapa mira setor privado para mudanças em diretorias e no Conselho de Administração
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, ressaltou que o processo de seleção dos diretores seguiu o que está previsto na Lei das Estatais. “Entrevistei uma série de profissionais de dentro e de fora da Embrapa, como orientado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Sem dúvida, os selecionados são excelentes profissionais”, afirmou.
Quem são os novos diretores
Adriana Martin
A nova diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa é pós-doutora em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Química, mestre e doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, tem experiência em gestão de áreas de pesquisa de multinacionais como a BRF, onde atuou como gerente de redes de inovação e da HUNTSMAN, como chefe de laboratório de desenvolvimento de produto.
Ela também esteve à frente de duas diretorias ligadas à inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de participar de colegiados estratégicos interministeriais relacionados à propriedade intelectual.
Martin também é professora colaboradora no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), na Universidade de Brasília (UnB), onde foi professora visitante na área de Gestão da Inovação.
Tiago Toledo Ferreira
O novo diretor-executivo de Gestão Institucional da Embrapa é graduado em Economia pela Unicamp e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem especialização em Finanças pela escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ).
Fez cursos de educação executiva no Brasil e exterior. Análise econômico-financeira de indústrias e projetos de infraestrutura, bem como desestatização são áreas onde Ferreira têm experiência, além da docência em finanças.
Foi executivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas áreas Internacional, de Comércio Exterior e de Relacionamento Institucional.
Source: Rural