Skip to main content

Panna cotta, tradicional sobremesa italiana (Foto: Figurate/Divulgação)

 

A panna cotta é uma tradicional sobremesa italiana da região de Piemonte. Mesmo conhecido no mundo todo, esse doce ganhou mais evidência recentemente com o sucesso do filme “O Poço”, na Netflix, que ficou entre os mais assistidos da plataforma de streaming nessa quarentena.

A panna cotta tem grande simbolismo e é peça chave na história do longa. De acordo com o chef Henrique Campos, do Figurate Focacceria Italiana, ela é uma sobremesa “simples, mas com muito sabor”. Abaixo, mostramos a receita da panna cotta feita pelo chef curitibano.

Ingredientes:

300g creme de leite fresco
50g de leite
28g de açúcar
3g de gelatina em pó neutra
Raspas de limão
Essência de baunilha

saiba mais

Como fazer um sanduíche de caprese na baguete de manjericão

Aprenda a fazer dadinho de tapioca

 

Para a calda:

Uma bandeja de morango
60g de açúcar
70ml de vinho branco ou espumante
 

Modo de preparo:

Lave e corte os morangos em quatro e separe em uma panela. Junte o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando o açúcar derreter, junte o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 ou 40 minutos, ou até atingir uma consistência de geleia cremosa.

Em outra panela, misture o leite, o creme de leite e o açúcar. Leve ao fogo. Mexa e adicione as raspas de limão e a baunilha. Misture. Assim que levantar fervura, retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Em um pote separado, hidrate a gelatina em pó com um pouco de água. Misture e despeje sobre a mistura do creme de leite. Despeje em pequenos potes e leve à geladeira por 12h. Sirva gelado com a calda por cima e bom apetite!
Source: Rural

Leave a Reply