Skip to main content

João Doria, governador de SP (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (22/4), um plano de reabertura da atividade econômica no Estado, em meio à pandemia de coronavírus. O governador João Doria disse que as medidas devem começar a ser implantadas a partir de 11 de maio, dia seguinte ao do término da quarentena decretada pela administração estadual.

“Até o dia 10 de maio, não haverá nenhuma alteração na quarentena. Os critérios daquilo que virá a partir do dia 11 serão diferenciados e de acordo com dados científicos apurados em cada cidade e pelas regiões do Estado”, afirmou Doria. “Definiremos gradualmente os protocolos para essa volta responsável e segura à normalidade econômica, mas protegendo vidas”, acrescentou.

O governador explicou que, apesar das medidas de restrição adotadas no Estado, 74% da estrutura econômica se mantêm ativa, incluindo setores como indústria, agronegócio, construção civil, telecomunicações e energia. E, de acordo com o governo do Estado, a paralisação dos serviços não essenciais está dando resultado positivo ao reduzir os riscos de mitigação do contágio pelo novo coronavírus.

saiba mais

Apex e CNA fazem pesquisa sobre impacto da pandemias na exportação agropecuária

 

Na visão do Estado, o isolamento social ainda é a medida mais importante para reduzir o número de casos de Covid-19. O cenário básico para a definição das mudanças no regime de quarentena será analisado regionalmente e terá como critérios básicos a evolução do contágio e a disponibilidade de leitos em hospitais. Com base nesse mapeamento, as decisões serão tomadas, sendo condicionadas a regras sanitárias.

Segundo o governo de São Paulo, o plano de reabertura será conduzido de forma a não provocar uma disparada dos casos do coronavírus no Estado. A avaliação das autoridades é de que uma ação desordenada pode levar a uma situação que venha a provocar uma quarentena ainda mas rigorosa no futuro. Os protocolos serão discutidos por uma equipe de economistas e submetidos a uma comissão de saúde.

“De nada adianta abrir o comércio e não ter quem compre e consuma, e ainda colocando em risco os funcionários. Estabelecemos um projeto consistente, sólido e baseado na ciência. Definiremos gradualmente os protocolos para essa volta responsável e segura à normalidade econômica”, disse Doria.

Até esta quarta-feira (21/4), o Estado de São Paulo contabiliza 15.914 casos de Covid-19, com 1.134 mortes.
Source: Rural

Leave a Reply