Skip to main content

Mix de produção deve pender para o açúcar em função dos efeitos da pandemia sobre o mercado de combustíveis (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve chegar a 596 milhões de toneladas na safra 2020/2021, de acordo com estimativa da Archer Consulting, um volume 2,25% maior que o registrado na safra passada. A produção de etanol é estimada em 26,17 bilhões de litros, uma redução superior a 20% em comparação coma temporada anterior, sendo 9 bilhões do combustível anidro e 17,17 bilhões do hidratado. As usinas devem produzir também 35,80 milhões de toneladas de açúcar, 35% a mais que na safra 2019/2020.

No relatório, divulgado nesta segunda-feira (13/4), a consultoria ressalta que os números podem mudar a depender de como evoluir a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em meio a este cenário e a uma disputa entre Rússia e Arábia Saudita, os preços do petróleo sofreram forte queda no mercado internacional, o que afeta o mercado de combustíveis e, consequentemente, a competitividade do etanol.

saiba mais

Setor de açúcar e etanol inicia safra nova com baixa demanda e incerteza sobre preços

Março começa a mostrar efeitos da pandemia sobre o mercado de etanol, diz Unica

 

Diante desse cenário, a avaliação da empresa é de que o mix de produção pode pender de forma significativa para o açúcar, podendo superar os 50% de cana destinada à fabricação da commodity. Na safra passada, destaca a consultoria, essa proporção ficou próxima dos 41%.

“Podemos ver um aumento substancial na produção de açúcar em detrimento ao etanol, que remunera menos, bem como, uma redução no total de cana a ser moída por problemas financeiros de algumas unidades produtoras, que podem não conseguir moer o que estava previsto”, avalia a Archer Consulting.
Source: Rural

Leave a Reply