(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindestiva) informou nesta quarta-feira (8/4) que o porto apresentou o primeiro caso de Covid-19 entre estivadores. Em nota, a entidade diz que o trabalhador está internado na UTI do Hospital Santo Amaro, em Guarujá (SP).
Outros dois casos suspeitos estão sendo investigados. Um aguarda os resultados dos exames e segue internado no hospital da Praia Grande com problemas respiratórios “e mais alguns sintomas que requerem cuidados”. Já o segundo caso suspeito envolve um estivador que começou ter sintomas e passou para quarentena domiciliar.
saiba mais
Coronavírus: reunião entre estivadores e operadores do Porto de Santos é cancelada
Em 23 de março, o porto de Vitória, no Espírito Santo, registrou o primeiro caso de Covid-19 entre estivadores no país. O trabalhador infectado, um estivador avulso e sem contrato fixo com o porto, foi afastado.
Além disso, todos que tiveram contato com ele foram bloqueados para o trabalho, segundo comunicado assinado pelo gerente executivo do órgão gestor de mão de obra do trabalho portuário avulso do Espírito Santo (Ogmo), Wagner Luiz Feu Carvalho.
Segurança
No último sábado (4/4), o governo federal publicou uma medida provisória com o intuito de conter a disseminação do novo coronavírus em terminar portuários do país.
A MP 945 proíbe a escalação de trabalhadores com sintomas da doença ou pertencentes ao grupo de risco e prevê o pagamento de 50% da média mensal dos rendimentos obtidos entre 1º de outubro e 31 de março de 2020, o caso dos trabalhadores avulsos – que não contam com as proteções legais previstas pela CLT.
Source: Rural