(Foto: Wenderson Araujo/Sistema CNA/Divulgação)
Prevista para ser realizada em maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi antecipada para 20 de abril em Goiás. O término desta fase ocorrerá em 31 de maio, garantidno maior prazo para os produtores vacinarem os animais.
A autorização foi dada pelo Ministério da Agricultura, após solicitação do governo goiano e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. O rebanho é estimado em 22 milhões de cabeças.
saiba mais
Governo confirma primeira etapa de vacinação contra aftosa em maio
A antecipação visa aproveitar a situação de isolamento social, quando a maioria dos produtores rurais está nas propriedades, para já iniciar a vacinação. A expectativa é que a mudança na data não traga prejuízos sanitários às medidas de quarentena, já que as revendas de vacina estão funcionando por serem consideradas atividades essenciais.
Raiva
Durante o período de vacinação dos animais contra a aftosa, os produtores terão de imunizar bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos também contra a raiva em 121 municípios considerados de alto risco para a doença em Goiás.
A lista está disponível no site da Agrodefesa. A vacinação contra raiva é obrigatória nesses municípios, tanto pela importância de manter a sanidade dos animais quanto pelo risco de transmissão aos humanos, já que se trata de uma enfermidade letal.
Source: Rural