Skip to main content

digital-tecnologia-aplicativo-celular-tablet (Foto: ThinkstockPhotos)

 

Inúmeras iniciativas públicas e privadas estão sendo adotadas para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na saúde e na economia.

Um dos destaques são as medidas coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fortalecer e apoiar os produtores rurais visando garantir a alimentação à população brasileira.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

A ótima notícia, que passa quase despercebida em meio ao epicentro da crise na saúde, é a estimativa de que o país terá safra recorde de grãos em 2020, projetada em torno de 250 milhões de toneladas.

Ou seja, a agricultura brasileira terá condição de manter os suprimentos de arroz, feijão, milho, soja, trigo, café e outros alimentos no mercado nacional e excedentes para exportações, favorecendo também a balança comercial.

Esse recorde não ocorre ao acaso. São anos de investimentos em pesquisa, desenvolvimento, inovação, extensão rural e políticas públicas que, conjuntamente com o protagonismo dos agricultores e empresários, fazem do Brasil um dos principais produtores de alimentos do mundo.

A transformação digital é um dos fatores determinantes para produzir alimentos em quantidade, diversidade e qualidade

Diante do atual cenário, a produção de alimentos, fibras e bioenergia é fundamental e deverá continuar crescendo em função da produtividade. A transformação digital é um dos fatores determinantes para produzir alimentos em quantidade, diversidade e qualidade.

Soluções em tecnologias digitais baseadas no uso de aplicativos, internet, robótica, imagens de satélite e drones antecipam o planejamento da produção e apoiam a tomada de decisão do agricultor.

São imprescindíveis na gestão das propriedades, apoiando ações de zoneamento agrícola de risco climático, monitoramento da produção, cadastro ambiental rural, certificações de origem, segurança sanitária e rastreabilidade dos alimentos.

 

 

 

A agricultura brasileira seguirá elevando a segurança alimentar e nutricional e melhorando o bem-estar físico e mental das pessoas

Édson Bolfe, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária

 

A transformação digital também impulsiona cooperativas, associações e produtores para vendas diretas ao consumidor, favorecendo os chamados “circuitos curtos de comercialização”.

O contínuo desenvolvimento da sociedade passa pelo fortalecimento de ações públicas e privadas para melhoria da infraestrutura de conectividade e para capacitação digital de jovens e adultos no meio rural.

Assim, a agricultura brasileira seguirá elevando a segurança alimentar e nutricional e melhorando o bem-estar físico e mental das pessoas no Brasil e no mundo. Afinal, as vulnerabilidades, os riscos e as incertezas são crescentes!
Source: Rural

Leave a Reply