Skip to main content

(Foto: iStock)

 

 

Um estudo feito pela Embrapa em parceria com instituições brasileiras e internacionais mostrou que uma variedade de cana do complexo Saccharum produz ácido clorogênico quando exposta ao ataque da broca-da-cana-de-açúcar. A substância, considerada um biopesticida natural, atua contra essa mariposa agressora, que é a principal praga da cultura no Brasil.

A variedade de cana-de-açúcar foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Esse biopesticida natural também tem efeito nocivo contra pragas de outras culturas, como milho, café e tomate, afetando o desenvolvimento das pragas e neutralizando os impactos nas lavouras.

 

saiba mais

Embalagem protege banana dos efeitos das baixas temperaturas

 

 

No estudo, a substância também foi adicionada na dieta da mariposa ainda em fase de lagarta. O resultado foi um desenvolvimento mais rápido na sua fase de pupa, porém, com deformação das asas na fase de mariposa.

Os pesquisadores garantem que o ácido clorogênico pode ser considerado um biopesticida natural com a função de desenvolver variedades da cana-de-açúcar mais resistentes à praga broca-da-cana. A variedade está entre os 128 acessos do complexo Saccharum mantidos no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A partir desses achados, devemos realizar experimentos com outras variedades do banco para verificar o comportamento de produção de ácido clorogênico e, possivelmente, ampliar o leque de cruzamentos viáveis

Adriane Amaral, pesquisadora e curadora do banco

 

 
Source: Rural

Leave a Reply