Skip to main content

Bancada ruralista representa cerca de 300 parlamentares (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

 

A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) enviou uma carta à Embaixada da China no Brasil reforçando a necessidade de manutenção dos laços de amizade não apenas no comércio. No documento, o colegiado diz não corroborar com declarações que tenham como objetivo difamar o país asiático e “repudia ilações e ataques contra um dos parceiros mais importantes da última década para o nosso desenvolvimento”.

“A imagem do Brasil no exterior passa por uma verdadeira desmistificação e sabemos que a China é um dos países que mais colabora para mostrarmos a verdadeira vocação do nosso país: agricultura sustentável, com equilíbrio econômico e social”, diz a carta, assinada pelo presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Na semana passada, a Embaixada da China no Brasil divulgou uma “Carta Aberta à Sociedade Brasileira”. Afirmou que o governo chinês tem tomado todas as medidas necessárias em relação à pandemia e colaborado com outros países, compartilhando experiências de controle e informações sobre boas práticas e prevenção. Segundo a representação diplomática, o país já prestou auxílio a cerca de 80 países.

O documento destaca que, recentemente, foram feitas declarações infundadas contra a China nas redes sociais, em referência à postagem do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, na qual atribua aos chineses a culpa pela pandemia. Sem citar especificamente o caso, a Embaixada classificou como “boatos maléficos”, que “incitaram a xenofobia, o racismo e espalharam ódio”.

“Tal prática não apenas difamou a China, mas também feriu o ambiente amistoso entre os dois países, além de poder manchar a boa imagem do Brasil no coração do povo chinês”, diz a Embaixada, ao manifestar repúdio às declarações nas redes. “Quaisquer tentativas de difamar a China e minar a fraternidade China-Brasil, seja quem for seu autor, seja qual for sua forma, serão fracassadas”, acrescenta a carta.

Em sua carta, a Frente Parlamentar Agropecuária diz alegrar-se com o documento divulgado pela representação diplomática chinesa. E diz que não será tolerado nenhum prejuízo à relação bilateral entre Brasil e China, ainda mais em uma perspectiva de reaquecimento econômico.

“O momento pede uma união global para a superação de uma mazela sem nacionalidade que aflige toda a humanidade”, diz a Frente.

Leia a íntegra da carta da Frente Parlamentar Agropecuária

(Foto: Reprodução)

 

Leia a íntegra da carta aberta da Embaixada da China no Brasil

(Foto: Reprodução/Twitter)

 
Source: Rural

Leave a Reply