Botijão acondiciona ampolas de sêmen para inseminação artificial (Foto: divulgação)
Uma notícia boa a espelhar o salto tecnológico da pecuária brasileira diz respeito ao crescimento rápido do emprego da Inseminação Artificial em Tempo Fixo, a hoje conhecida IATF, no país. O seu uso em rebanhos de corte foi incrementado em 23,6% no ano passado na comparação com 2018. Em 2019, foram comercializados pelas empresas 16,4 milhões de protocolos de sincronização contra 13,3 milhões do ano anterior.
Esses dados foram divulgados pelo Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, cuja equipe é liderada pelo professor Pietro Baruselli. Globo Rural já fez várias reportagens sobre a IATF e com o professor Baruselli.
Para se ter ideia do crescimento da moderna tecnologia, os números acima indicam que 87% das inseminações artificiais no Brasil em 2019 foram realizadas por IATF. Mais: em 2001, a IATF respondia por 1% das fêmeas inseminadas. Em 2019, avançou para 87%. Pietro informa que a tecnologia poderia chegar a um número maior de vacas não fosse a grande extensão territorial da pecuária.
saiba mais
Preço da arroba do boi reage em meio à pandemia de coronavírus
Source: Rural