(Foto: Getty Images)
A semana começa com previsão de chuva nas principais regiões produtoras do Brasil. O motivo é o rastro de umidade deixado pela frente fria que passou por Sul e Sudeste no fim de semana e causou precipitações em regiões como o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“Há previsões de chuva desde Rondônia, passando por Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Também pode chover no fim da tarde no Mato Grosso do Sul e nas faixas norte e leste de São Paulo”, informa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
saiba mais
Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol
Para terça-feira (31/3), “essa frente fria deve avançar e criar áreas de instabilidade sobre a metade norte do Nordeste, com prováveis chuvas no final da tarde”, completa Santos.
Alerta para o RS
A partir de quarta-feira (1/4), a chuva deve se dissipar e ocorrer na faixa norte das regiões Norte e Nordeste. Porém, de acordo com o agrometeorologista, uma frente fria deve se formar na altura de Buenos Aires, na Argentina, e avançar sobre a região sul do Brasil.
Um dos Estados mais atingidos deve ser o Rio Grande do Sul, onde a previsão é de clima bastante instável entre quarta-feira (1/4) e quinta-feira (2/4). “Haverá chuva generalizada para o Estado gaúcho, Santa Catarina, Paraná, Paraguai, Argentina e algumas áreas do sudeste brasileiro”, diz Santos.
Abril chuvoso
Entre quinta-feira (2/4) e sexta-feira (3/4), a frente fria se desloca para o Sudeste e traz muita chuva para toda a faixa central do Brasil. Em São Paulo, a previsão é de uma semana com períodos de sol e pancadas de chuva se intercalando ao longo dos dias.
Em um panorama geral, até dia 20 de abril, há previsão de chuva sobre grande parte das regiões produtoras de milho safrinha, algodão, feijão, café e cana-de-açúcar, “possibilitando condições excepcionais para o desenvolvimento das lavouras”, finaliza Marco Antonio.
Source: Rural