Skip to main content

 

 

 

 

 

Boa noite! Entre os destaques desta sexta (20/3), estão a aprovação do decreto de calamidade pública no Brasil, a perspectiva de paralisação nas fábricas de máquinas agrícolas a partir da próxima semana, o impacto da pandemia nos preços do leite e dos frangos e a morte de um defensor dos biocombustíveis brasileiros pela Covid-19 nos EUA.

Calamidade pública

(Foto: Senado/Divulgação)

 

O Senado aprovou, nesta sexta-feira (20/3), o decreto de calamidade pública no país. O pedido foi feito pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para permitir aumento de gastos no combate ao novo coronavírus. A proposta foi aprovada em uma sessão virtual – a primeira da história nesse formato.

Morte nos EUA

 

(Foto: UDOP)

 

Um dos maiores incentivadores do etanol brasileiro, o engenheiro químico Sérgio Campos Trindade, de 79 anos, teve a morte confirmada no Hospital White Plains, em Nova York, nos Estados Unidos, em decorrência do novo coronavírus. Trindade foi secretário-geral adjunto de Ciência e Tecnologia da ONU, apoiador do setor de bioenergia e presença assídua em eventos ligados ao setor de cana-de-açúcar no Brasil.

Assembleia no porto

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Sindicato dos Estivadores de Santos convocou nesta sexta-feira (20/3) uma assembleia para deliberar sobre a possibilidade de decretação de greve. A plenária deve ocorrer na segunda-feira (23/3), às 9h, em frente à sede do sindicato. Segundo a convocatória, publicada nas redes sociais, a medida se deve aos riscos envolvidos com a disseminação do coronavírus.

Paralisação nas máquinas

 

(Foto: Joel Silva/Globo Rural)

 

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), por meio da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), afirma que as fábricas de máquinas agrícolas devem iniciar paralisações a partir da semana que vem, de forma gradativa, até a interrupção total das atividades em abril.

Alta no leite

 

(Foto: Cassiano Ribeiro/Ed.Globo)

 

A oferta de leite continua restrita no campo, refletindo os efeitos da falta de chuvas no início do ano, do abate de matrizes causadas pela alta do preço da carne bovina e pela aumento dos custos de produção. Segundo o Cepea, o preço médio pago ao produtor brasileiro continua com tendência de alta este mês após ter subido 3,6% em fevereiro, cotado a R$ 1,4175/litro.

Queda no frango

 

(Foto: Globo Rural)

 

Levantamentos do Cepea/Esalq/Usp mostram que as paralisações provocadas pelas medidas de controle do coronavírus têm enfraquecido a demanda doméstica por carne de frango. Por causa da retração da demanda os agentes do setor têm reajustado negativamente as cotações da proteína. Um dos fatores que afetou o mercado foi a suspensão das aulas, que provocou redução nas compras para a merenda escolar.

Merenda garantida

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu, em sua conta no Twitter, que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seguirá normalmente, mesmo com a pandemia de coronavírus e a suspensão das aulas nas escolas, como forma de prevenção. "Não haverá a descontinuidade na programação da merenda escolar", disse, em vídeo.

Sem reforço na fiscalização

(Foto: Emiliano Capozoli)

 

 

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura considera que não há necessidade de aumentar as fiscalizações nos aeroportos, em meio à pandemia do coronavírus, devido ao cancelamento de voos internacionais. O Vigiagro não se pronunciou a respeito do reforço de equipes de vigilância nos portos.

Álcool para prevenir

 

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

As mais de cem usinas produtoras de etanol associadas à União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Única) receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir e transportar álcool hidratado 70º INPM para doar aos órgãos públicos de saúde. A medida visa ajudar no combate à pandemia de coronavírus. 
Source: Rural

Leave a Reply