Skip to main content

Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

 

A consolidação da pandemia do coronavírus no Brasil está impondo mudanças ao setor lácteo. Além do impacto no mercado de leite e derivados, com vendas restritas a supermercados, os leilões estão passando de presenciais a virtuais.

Segundo Roberto Jank Júnior, presidente em exercício da Leite Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), a questão do dólar preocupa o setor da pecuária. “Foram para cima os preços do milho e da soja, que representam mais de 30% do preço do leite", afirma.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

Jank também destaca uma queda importante nas vendas de creme de leite, por exemplo, que eram muito usados em restaurantes. "É que o consumidor deixou de frequentar essas casas e passou a adquirir o produto em supermercados", explica.

Outro efeito do coronavírus, segundo o dirigente e pecuarista, é a mão-de-obra nas fazendas leiteiras diante do risco de contaminação. “Estamos treinando profissionais para ordenhar e alimentar as vacas e redobrando os cuidados com nossos trabalhadores", diz Jank, referindo-se à sua fazenda em Descalvado (SP), que produz 60 mil litros de leite por dia.

Leilões

 

Líder do mercado de leilões de gado leiteiro, a Embral, de São Paulo, acredita que não deverá  ser impactada negativamente com a crise do coronavírus. “Hoje, mais de 90% dos nossos pregões são realizados virtualmente, pela TV e pela Internet”, diz Leonardo Beraldo, dono da empresa, que realizou mais de 200 leilões no ano passado.

“Para este ano estamos prevendo um aumento de 20%, e acredito que iremos chegar lá", ressalta Beraldo. Ele afirma, no entanto, que alguns leilões presenciais da empresa estão migrando para o mundo virtual. “Mas não vamos parar jamais, pois o agro brasileiro está acelerado”, afirma.

Roberto Jank Júnior destaca, por sua vez, que a 11º edição do Leilão da Fazenda Agrindus, marcado para 4 de abril, será exclusivamente virtual. "Dadas as circunstâncias, acreditamos ser de extrema importância garantir a segurança de nossos funcionários e dos possíveis participantes do evento", esclarece.
Source: Rural

Leave a Reply