Skip to main content

Trabalhador em criação de frangos na região de Xangai, na China (Foto: Aly Song/Reuters)

 

A produção de carne de frango e ovos da China em 2020 deve seguir em linha com o ano anterior, disse nesta quinta-feira (19/3) uma autoridade agrícola do país, apesar das severas interrupções causadas pela pandemia de coronavírus.

Vários produtores chineses de frangos enfrentaram dificuldades para alimentar as aves e enviá-las para o abate em fevereiro, depois de o governo impor rígidas restrições à circulação de pessoas e ao transporte, visando conter o surto da doença.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

Alguns produtores foram forçados a sacrificar aves por causa das dificuldades. Mas 80% dos empreendimentos de criação de frangos do país já retomaram produção, disse Wei Hongyang, autoridade do departamento de pecuária e veterinária do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China.

"A indústria de aves tem um ciclo de produção curto, e a recuperação da produção é muito rápida", disse Wei.

Avanço

A produção de aves da China cresceu 12% no ano passado, a 22,39 milhões de toneladas, com agricultores tentando suprir a lacuna deixada pela escassez de carne de porco em meio à peste suína africana, que dizimou grande parte do cartel de porcos chinês.

Wei também afirmou que a produção de suínos está se recuperando, com os estoques de matrizes avançando em 1,7% em fevereiro na comparação com janeiro, o que representa o quinto mês consecutivo de altas.

Ele alertou, porém, que o risco de peste suína africana pode aumentar neste ano, à medida que a China tenta acelerar a produção. Em 2020, Pequim registrou quatro casos da doença.
Source: Rural

Leave a Reply