(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
O Rabobank projetou que a safra de milho 2019/20 no Brasil deve alcançar 100 milhões de toneladas, com o plantio de 18,4 milhões de hectares, produção similar à do ciclo anterior, mesmo com expansão de cerca de 900 mil hectares.
Além disso, estimou que as exportações em 2020 devam ser bem menores do que as verificadas no ano anterior, atingindo entre 30 milhões e 32 milhões de toneladas – ante cerca de 43 milhões de toneladas em 2019, volume recorde.
saiba mais
Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol
Produção de soja brasileira deve atingir recorde de 124 milhões de toneladas, projeta Rabobank
O Rabobank diz que, apesar da crescente valorização do dólar ante o real, a forte demanda doméstica por milho tem feito com que as cotações internas se mantenham acima da paridade de exportação, "mesmo considerando o período de entrada da oferta da safrinha".
"Mesmo que a oferta da safrinha seja superior ao projetado atualmente, os níveis de taxa de câmbio e paridade de exportação tendem a manter o suporte às cotações do cereal".
Outro fator altista mencionado pelo banco são os estoques de milho, que estavam, ao fim de janeiro de 2020, em 11,4 milhões de toneladas, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), "o menor patamar desde o fim do ciclo 2015/16".
Source: Rural