Skip to main content

(Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

 

A comercialização de soja da safra 2019/20 alcançou, até o dia 6 de março, 57,8% da produção esperada pelos agricultores do Brasil, conforme levantamento da consultoria Datagro divulgado nesta quinta-feira (12/3).

O total negociado chegou a 71,43 milhões de toneladas, diante da estimativa de produção de 123,62 milhões de toneladas da oleaginosa para a safra atual.

saiba mais

Soja e milho acompanham mercados globais e recuam em Chicago

Milho se valoriza em MT com demanda extra de usinas de etanol

 

As vendas avançaram mais de dez pontos percentuais em relação à estimativa dada em fevereiro, de 47,3%, variação acima da média para esta época do ano, de sete pontos percentuais, com produtores aproveitando as oportunidades de mercado para travar preços.

Em igual período da safra 2018/19, a comercialização da soja brasileira registrava 44,2% da produção. A média dos últimos cinco anos é de 45,7%, destacou a Datagro.

"A melhora das cotações na segunda parte de fevereiro e nos primeiros dias de março fez com que os produtores retomassem com força o interesse de venda", afirmou Flávio França Junior, coordenador da área de grãos da consultoria.

Colheita

A Datagro estima que, até o dia seis de março, 54,8% das áreas de soja haviam sido colhidas, avanço de 10,4 pontos percentuais em relação à semana anterior. Em igual período do ano passado, os trabalhos de colheita da oleginosa estavam em 47% da área e a média dos últimos cinco anos é de 46,2%.

Para a próxima safra, de 2020/21, a comercialização da soja alcançou 11,8%, considerando um exercício estatístico que coloca a produção em 128,9 milhões de toneladas –não há levantamento para o ciclo futuro.

"Esse fluxo representa um recorde para o período, ficando superior aos 2% registrados no mesmo período de 2019 e também acima do nível de 1,5% da média de cinco anos".

Milho

 

A comercialização do milho de verão da safra 2019/20 no centro-sul do Brasil atingiu 23% da produção esperada, até o dia 6 de março.

Em fevereiro, as vendas estavam em 16% e no mesmo período de 2019, em 21%. A média de cinco anos também é de 21% da produção esperada e, ainda segundo a Datagro, a colheita do cereal da primeira safra atingiu 48,4% na região.

Os negócios foram bem regionalizados no último mês, favorecidos nas praças onde houve melhora das cotações

Flávio França Junior, coordenador da área de grãos da Datagro

Já as vendas da segunda safra de milho do centro-sul do país atingiram 45% da produção esperada no período, quatro pontos porcentuais acima do registro do mês anterior.

Neste mesmo período de 2019, a comercialização do cereal estava em 32% e a média de cinco anos é de 30%. "Os trabalhos de plantio do milho da safrinha avançaram fortemente nos últimos dias e chegaram em 82,1% da área esperada", acrescenta a Datagro.
Source: Rural

Leave a Reply