Skip to main content

 

 

Boa noite! Nos destaques desta quarta-feira (4/3), estão a aprovação pelo Senado da MP do Agro, o crescimento de 1,3% da agropecuária brasileira em 2019, o aumento dos impostos sobre a exportação de soja na Argentina e o aumento no preço mínimo do café para a safra 2020/21.

MP do Agro

 

 

(Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

 

O Senado aprovou a MP do Agro, que flexibiliza o mercado de crédito agrícola no Brasil. Editada em outubro do ano passado, a medida provisória venceria na próxima terça-feira e foi aprovada sem alterações no texto enviado pela Câmara.

Exportações do agro

 

(Foto: Cláudio Neves/Appa)

 

O agronegócio brasileiro exportou 6% mais em quantidade em 2019 em relação ao ano anterior. No entanto, a queda superior a 8% nos preços médios derrubou o faturamento em dólar do setor, que caiu mais de 4%.

PIB do Agro

 

(Foto: Reprodução Facebook/Corteva)

 

 

A agropecuária brasileira cresceu 1,3% em 2019, na comparação com 2018. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado que, no campo, totalizou R$ 322 bilhões no ano passado.

Mercado do arroz

 

(Foto: Manoel Marques / Editora Globo.)

 

 

A alta do preço do arroz no início de fevereiro, quando atingiu valor recorde nominal no Rio Grande do Sul, afastou os compradores do mercado e travou a comercialização, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Impostos na Argentina

 

 

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O governo da Argentina aumentou de 30% a 33% a alíquota do imposto de exportação da soja e seus derivados, mas ofereceu porcentagens escalonadas entre 21% a 30% para 42 mil pequenos produtores que estão mais distantes dos portos. No caso do biodiesel de soja, o imposto aumentou de 27% a 30%.

Preço mínimo do café

 

 

O Ministério da Agricultura publicou nesta quarta-feira (4/3) o preço mínimo para o café da safra 2020/2021. Os valores, que terão vigência entre abril deste ano e março do ano que vem, apresentaram reajuste de 0,43% no caso dos grãos arábica e de 15,31% para o conilon.

Menos fungicida no RS

 

(Foto: Thinkstock)

 

O clima quente e seco no Rio Grande do Sul no início deste ano não deixará marcas apenas na produtividade da safra 2019/20. As condições climáticas adversas para o desenvolvimento das lavouras também contribuiu para a menor incidência de doenças fúngicas na região, reduzindo a aplicação de fungicidas nas lavouras.

Coronavírus na China

 

portos do paraná (Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná)

 

Após as medidas de controle do coronavírus na China, a indústria do país já opera com cerca de 80% da sua capacidade, segundo avaliação feita pela Maersk em relatório de. Segundo a empresa de logística, a atividade industrial do país deve aumentar gradualmente nas próximas semanas.

Carne suína

 

(Foto: ABPA/Divulgação)

 

As exportações brasileiras de carne suína (in natura e processados) totalizaram 67,4 mil toneladas em fevereiro, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entidade observa que o volume é recorde para o mês de fevereiro e superou em 24,7% a quantidade embarcada no mesmo período de 2019.
Source: Rural

Leave a Reply