Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta segunda-feira (24/2), estão a reação de entidade ligada à pecuária dos Estados Unidos, que manifestou preocupação com a liberação da carne in natura do Brasil. A colheita da soja avança e chegou a 31% da área na semana passada, mas ainda está atrasada em relação ao ano passado. Na Argentina, representantes do meio rural estão preocupados com a possibilidade do governo reajustar impostos de exportação sobre produtos agrícolas.

Americanos criticam Brasil

A National Cattlemen’s Beef Association (NCBA), que reúne criadores de gado de corte norte-americanos, manifestou o que chama de sérias preocupações com a nova liberação da carne bovina in natura do Brasil pelo governo dos Estados Unidos. Em comunicado, a entidade reforça questionamentos sobre as evidências científicas utilizadas para tomar essa decisão e acusa a cadeia produtiva da carne brasileira de “numerosas violações de regras de segurança dos alimentos”.

“O retorno da carne bovina brasileira ao mercado dos Estados Unidos apenas agrava nossas preocupações com o uso do selo “Product of USA” (Produto dos Estados Unidos) na carne vendida no país. Como líder e voz da indústria de carne bovina americana, NCBA vai continuar a conversar com o USDA e com toda a cadeia produtiva”, diz a nota.

Colheita avança…

A colheita da safra de soja 2019/2020 alcançou, na última quinta-feira (20/2), um total de 31% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa atraso ante igual período do ano passado, quando a colheita estava em 45% da área, mas está em linha com a média de cinco anos.

…e o plantio também

O plantio do milho de segunda safra em Mato Grosso avançou 16,45 pontos percentuais e chegou a 79,61% da área até o final da semana passada, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar do avanço semanal, o trabalho de campo está em ritmo menor em comparação com a mesma época no ano passado, quando 86,56% da área estavam semeados.

(Foto: Divulgação)

 

Etanol na Ásia

Representantes da indústria sucroenergética do Brasil começaram pela Índia uma turnê por países asiáticos para divulgar as características e os benefícios do uso do etanol no país. Na capital indiana, Nova Delhi, o presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Evandro Gussi, participou do evento Sustainable Mobility: ethanol talks. A delegação passará também por Bangkok, na Tailândia e Islamabad, no Paquistão.

Contra las retenciones

Produtores rurais do nororeste da Argentina planejam uma interrupção do comércio de produtos agrícolas em protesto contra os impostos adotados pelo governo sobre a produção agrícola. A decisão foi tomada em uma assembleia convocada pela Asociacion Civil de Productores Agricolas y Ganaderos del Norte (Apronor) e a Sociedad Rural de Tucuman. Segundo o comunicado oficial da Apronor, a reunião teve a participação de cerca de cem produtores. A comercialização de grãos, cereais e o controle de cargas ficará suspenso entre os dias 2 e 9 de março.

(Foto: Divulgação)

 

Urbana e digital

Uma produção orgânica totalmente automatizada e rastreável. Assim será a primeira horta urbana de Porto Alegre, que será construída às margens do rio Guaíba e deve entrar em operação em maio deste ano. O Smart Local Farms será construído nas dependências da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS). Uma área de cerca de 100 mil metros quadrados de concreto será transformada em um cinturão de alimentos, segundo os idealizadores.

Peste suína africana

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 7.937.030 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número representa um aumento de 45.895 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 6 de fevereiro.

Os dados da FAO foram atualizados até a última quinta-feira (20). Os números da organização divergem das estimativas de mercado por contabilizarem somente os dados divulgados pelos órgãos oficiais de cada país. O aumento se deve, principalmente, ao número de suínos descartados no Vietnã que passou de 5,96 milhões para 6 milhões de animais.

Genética

A Alta Genetics, empresa de melhoramento genético de bovinos, localizada em Uberaba (MG), conquistou mais um recorde na venda de sêmen em 2019. Pelo segundo ano consecutivo, a central superou uma barreira histórica, sendo a primeira empresa a comercializar 6 milhões de doses em um ano.  A antiga marca, também alcançada pela empresa em 2018, era de 5 milhões de doses. Em todo o Brasil, no ano passado, a comercialização de todas as empresas, ultrapassou 18 milhões de doses de sêmen, superando largamente os 13,8 milhões de 2018.

 
Source: Rural

Leave a Reply