Skip to main content

(Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

O Rio Grande do Sul já colheu praticamente a metade da safra de milho, informou a Emater/RS-Ascar. Segundo levantamento técnico, a produtividade obtida é melhor nas áreas semeadas no cedo e no norte do Estado, ao contrário do que foi plantado no tarde e sofreu mais com os efeitos da estiagem.

O boletim informa que já foram colhidos 46% da área cultivada. Ainda há 11% das lavouras em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 8% em floração, 18% em enchimento de grãos e 17% pronto para colher.

Largada para a soja

O desenvolvimento da soja foi moderado no período da última semana, variando conforme a ocorrência das chuvas nas regiões. Nas áreas onde as precipitações atingiram volumes adequados, as perspectivas de produtividade são normais.

saiba mais

Chuva garante desenvolvimento de lavouras no RS

 

Já nos locais onde o volume foi menor ou nas quais não ocorreram precipitações, a soja apresenta sintomas de déficit hídrico e aponta para redução na produtividade, de acordo com a Emater/RS-Ascar.

As primeiras lavouras começam a ser colhidas e já atingem 1%. A cultura está 8% em fase de desenvolvimento vegetativo, 27% em floração, 58% na fase de enchimento de grãos e 6% maduro e por colher.

 

Arroz promissor

As lavouras de arroz estão com bom desenvolvimento, segundo os técnicos. O calor e boa radiação solar favoreceram a cultura.

Os primeiros resultados da colheita, que atinge 3% das áreas cultivadas, indicam ótimas produtividades na Fronteira Oeste e produtividade dentro da média nas demais regiões.

De acordo com a Emater/RS-AScar, a cultura encontra-se 10% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 33% em floração, 35% em enchimento de grãos e 19% em maturação.
Source: Rural

Leave a Reply