(Foto: Angélica Fernandes/Divulgação)

Em meio a dinossauros gigantes e crododilos ferozes, há cerca de 85 milhões de anos, vivia um réptil de apenas 15 centímetros de comprimento. Foi o que constatou um estudo feito na região de Ibirá, no interior de São Paulo. A microtartaruga foi descoberta a partir de um pedaço de crânio fossilizado com cerca de dois centímetros, encontrado em 2014.

As estruturas anatômicas da microtartaruga foram reconstruídas com a ajuda de tecnologias como tomografia computadorizada e impressão em 3D, realizadas por paleontólogos brasileiros com apoio de uma pesquisadora suíça.

Cidade do MS pinta "capifaixas" na rua para evitar atropelamento de capivaras

Depois de 200 anos, jabutis voltam ao Parque Nacional da Tijuca no Rio

O animal teria 12 cm de casco e uma cabeça de 3 cm. A conclusão dos estudiosos é que se trata de uma nova espécie. A descoberta sobre o Período Cretáceo no Brasil foi publicada na Papers and Palaeontology, da Associação Internacional de Paleontólogos.

Batizada cientificamente de Amabilis uchoensis, a pequena tartaruga tinha que dar seus pulos nos rios cretáceos para sobreviver entre animais ferozes como crocodilos e dinossauros.

Segundo os pesquisadores da descoberta, o termo “amabilis”, em latim, significa “amável”, e foi escolhido em referência ao tamanho do animal, e o “uchoensis” é uma homenagem ao município de Uchoa (região de Rio Preto), por sua relevância na paleontologia regional.