Skip to main content

Só de soja Brasil deve colher 123 milhões de toneladas este ano, segundo a Conab. (Foto: pergamino13cr/CCommons)

 

Nesta terça-feira (11/2), o CBN Agronegócios trouxe um panorama da safra brasileira e os efeitos do acordo comercial entre China e Estados, além do impacto que o coronavírus pode ter sobre o mercado de grãos e carnes do Brasil. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nova estimativa para a colheita nacional: 251 milhões de toneladas. Se confirmado, será um novo recorde de produção. Soja e milho respondem por quase 90% deste total, com um volume de 223 milhões de toneladas (123 milhões de toneladas para a soja e 100 milhões de toneladas para o milho. 

Nos Estados Unidos, também houve revisão nos números para a safra do Brasil. O Departamento de Agricultura do país (USDA) acredita que a colheita da soja irá somar 125 milhões de toneladas. O órgão também elevou sua estimativa para as exportações de soja dos Estados Unidos, o que tende a reduzir seus estoques em mais de 50% em relação à última temporada. 

Brasileiros e americanos concorrem diretamente no mercado internacional da soja e, com o acordo firmado entre China e Estados Unidos, a tendência é de que o Brasil perca espaço no mercado global. Além disso, há o risco provocado pelo novo coronavírus nas exportações brasileiras de grãos e carnes. O surto da doença está concentrado na China, principal comprador do agro brasileiro. Confira abaixo a íntegra do programa.

 
Source: Rural

Leave a Reply