Skip to main content

Alceu Moreira disse que o presidente Jair Bolsonaro pediu apoio ao projeto do governo de liberra garimpo em territórios indígenas (Foto: Palácio do Planalto)

 

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), disse, nesta quarta-feira (12/2), que o presidente Jair Bolsonaro quer acelerar a discussão de temas de interesse do agronegócio, mas pontuou que “isso deve ser feito de forma amadurecida”. Ele fez a afirmação depois de um encontro entre representantes da bancada ruralista e o presidente, em Brasília (DF).

Em conversa com jornalistas, Moreira pontuou que não se pode correr o risco de o presidente editar um decreto que atenda uma demanda do agronegócio e que depois venha ser derrubado no primeiro recurso. “Demora muito, gera angústia, mas é o tempo necessário para fazer a maturação de tal maneira que o instrumento saia com a maior eficiência possível”, disse.

saiba mais

MP do Agro tem texto-base aprovado no Plenário da Câmara

Ministra diz que MP da regularização pode resolver base fundiária do Brasil

 

O deputado informou que o encontro com o presidente deu sequência a outro, realizado no ano passado, em que foram discutidos assuntos relacionados ao agronegócio e questões políticas. A pauta específica do setor incluiu a questão indígena e o orçamento federal para pesquisa, inovação, assistência técnica, extensão rural e defesa sanitária.

Alceu Moreira informou que a FPA pretende conversar sobre o orçamento com os Ministérios, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e líderes partidários. “Vamos criar inteligência, estratégia e articulação para buscar as alternativas futuras que possam resolver questões importantes”, afirmou.

Apoio

Moreira disse ainda que o presidente Jair Bolsonaro pediu o apoio da FPA ao projeto que regulamenta a atividade de garimpo em territórios indígenas no Brasil. Sinalizando posição favorável ao projeto, o deputado ponderou que um processo de regulamentação não significa uma liberação geral de uma atividade.

“Estamos querendo legalizar o que em grande parte já existe. Já estão garimpando e tomando nossas riquezas sem pagar imposto e causando grandes problemas. Não é autorizar de maneira indiscriminada que se tome as terras indígenas, invadam faça isso ou aquilo, queremos legalizar, conhecer, proteger e preservar”, argumentou Moreira.
Source: Rural

Leave a Reply