Skip to main content

De acordo com a Epagri, cor não altera o sabor da fruta, mas tem efeito no peço pago ao produtor (Foto: Nilson Teixeira/Epagri/Divulgação)

 

 

 

 

As noites quentes registradas em janeiro em Santa Catarina estão fazendo com que a maçã cultivada em São Joaquim, uma das principais cidades produtoras da fruta no país, não apresente uma cor vermelha tão intensa nesta safra. A estiagem na região e o baixo acúmulo de frio durante o inverno também interferiram no tamanho da fruta.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), essa característica não altera o sabor da fruta, mas tem efeito no preço, já que a maçã é classificada por categoria: quanto mais cor, maior o valor pago ao produtor.

saiba mais

Produtores de maçã pedem defensivos mais modernos e eficientes em SC

Como plantar maçã

 

 

A pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, a engenheira agrônoma Mariuccia Schlichting de Martin, explica que, nos últimos dias, a temperatura noturna está mais baixa, mas as noites quentes registradas em janeiro atrasaram o ganho de cor dos frutos. 

O ideal para a maçã ficar mais vermelha é que ocorra maior amplitude térmica, com a temperatura noturna mais baixa e maior radiação durante o dia

Mariuccia Schlichting de Martin, pesquisadora da Epagri

A temperatura tem um papel decisivo porque é de seis a quatro semanas antes de ser colhida que a maçã começa a sintetizar uma substância chamada de antocianina, que é um pigmento vegetal, responsável pela coloração vermelha dos frutos.

Recuperação

Segundo Mariuccia, algumas práticas no manejo do pomar podem ajudar a recuperar a cor e o tamanho das maçãs. Uma delas é irrigação, que ajuda a combater os efeitos da estiagem. Também há alternativas como reguladores de crescimento, que quebram a dormência da maçã, induzindo a brotação.

“Com a aplicação de reguladores, a colheita pode atrasar em duas semanas, fazendo com que a maçã cresça mais”, destaca a pesquisadora, frisando que essas alternativas elevam o custo de produção, ao mesmo tempo que dão ao fruticultor um valor maior na venda da fruta.

Safra

 

No Brasil, 90% da produção de maçãs vermelhas se restringem às variedades Gala e Fuji. Com 3 mil produtores, Santa Catarina é o Estado que mais produz a fruta do Brasil. São Joaquim, na serra catarinense, é responsável por aproximadamente 35% da produção e da área plantada no país.

A expectativa é de que a safra brasileira seja em torno de 1,1 milhão de tonelada, um pouco acima do ano passado, mas dentro da média histórica. “A produção total não foi impactada, mas o tamanho da fruta será”, afirma a pesquisadora.
Source: Rural

Leave a Reply