Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O levantamento da consultoria AgRural mostra que a colheita da soja até a última quinta-feira (30) atingiu a 9% da área cultivada no Brasil, com avanço de 4% em relação à semana anterior. Os analistas comentam que há atraso de 19% comparado ao final de janeiro do ano passado, mas o ritmo dos trabalhos está em linha com a média de cinco anos.

A colheita está mais avançada em Mato Grosso, onde 28% da área já foi colhida. “Os produtores conseguiram colher nos intervalos das chuvas da semana passada e aceleraram o máximo que puderam devido à previsão de grandes volumes de chuva para esta primeira semana de fevereiro.”

Segundo os analistas, nos demais estados, que tiveram atraso no plantio da soja devido às precipitações irregulares de outubro e novembro, a colheita ainda é incipiente e só deve ganhar mais fôlego na segunda quinzena de fevereiro, quando grandes volumes de soja estarão prontos para entrada das máquinas.

Na opinião dos analistas, ainda que possam causar contratempos à colheita, “as chuvas previstas para os próximos dias em grande parte do país são bem-vindas porque favorecem o desenvolvimento das lavouras, incluindo as do Matopiba (confluência dos polos agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Rio Grande do Sul, que têm calendário tradicionalmente mais tardio.”

Em janeiro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil na safra 2019/2020 em recordes 123,9 milhões de toneladas, ante as 122,2 milhões projetadas dezembro. A consultoria irá revisar sua estimativa na primeira quinzena de fevereiro.
Source: Rural

Leave a Reply