Skip to main content

Companhia aponta bom desenvolvimento das lavouras neste começo de 2020 (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A sequência de chuvas no começo de 2020 tem ajudado a produção de grãos no Brasil. Os volumes registrados no Centro-Oeste, Sudeste, parte do Sul e no Matopiba (Maranhã, Tocantins, Piauí e Bahia) têm garantido bom desenvolvimento das lavouras.

Por outro lado, a falta de chuva é prejudicial no Rio Grande do Sul, no Piauí e em parte da Bahia. Os dados são do primeiro Boletim de Monitoramento Agrícola do ano da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta sexta-feira (24/1).

saiba mais

Chuvas atenuam perdas em lavouras no Rio Grande do Sul

Embrapa aponta risco de geada e prejuízos ao milho safrinha no MS

Ciclone promete chuva forte no Brasil a partir desta quarta-feira

 

Segundo o levantamento, os maiores volumes acumulados na primeira quinzena de janeiro ocorreram no Pará, no noroeste do Mato Grosso, no Maranhão e em partes de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Nas demais regiões, as precipitações foram menos volumosas, mas suficientes para manter e recuperar a umidade do solo.

Chuva acumulada entre 1º e 15 de janeiro

 

Fonte: Inmet/SISDAGRO

 

 

Precipitações mal distribuídas

Por outro lado, os mapas de precipitação acumulada a cada cinco dias mostram irregularidade na distribuição das chuvas. Poucas regiões receberam chuvas volumosas em todos os períodos. Isso agravou a situação no Rio Grande do Sul, com impacto direto no milho primeira safra, que tinha mais áreas em estágio reprodutivo, apontou a Conab.

Já no Piauí e na Bahia, o impacto foi menor. O período com baixa umidade no solo prevaleceu apenas nos primeiros cinco dias do mês, e as culturas encontravam-se em implantação e início do desenvolvimento, com possibilidade de replantio ou recuperação.

Destaques por região

 

 

Centro-Oeste

No norte do Mato Grosso, segundo a Conab, começa a decair o Índice de Vegetação (IV) por conta do início da colheita, com índices abaixo da média histórica, mas, ainda assim, 2% acima da safra passada.

Já no sul de Goiás, o clima tem favorecido as lavouras, assim como no sudoeste de Mato Grosso do Sul, que também conta com a umidade no solo para uma boa recuperação e um desenvolvimento positivo da produção.

Sudeste

Minas Gerais registra bom desenvolvimento das lavouras e predominância de áreas com anomalias positivas do Índice de Vegetação, tanto em áreas do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba quanto do noroeste do Estado.

Sul
Enquanto o Paraná registra bom desenvolvimento nas principais regiões produtivas, em Santa Catarina as lavouras evoluem de forma similar à safra passada. Já o Rio Grande do Sul sofre com os efeitos de irregularidade das chuvas na primeira quinzena do mês, o que tem prejudicado as lavouras, sobretudo no noroeste do Estado.
Source: Rural

Leave a Reply