Skip to main content

Um trabalho realizado pela Embrapa Suínos e Aves mostra que não há tratamento para o problema (Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

Depois de parir, minha porca não levantou mais a parte traseira, nem a perna direita. O que será que há com ela?
Cristina Castro Rodrigues, via Facebook

A porca deve estar com apofisiólise, que é uma patologia que leva à perda do trem posterior. A fratura da tuberosidade isquiática tem sido descrita como causa de graves distúrbios da locomoção em fêmeas, principalmente entre as jovens, no terço final da primeira gestação ou logo após o parto.

Ainda é um assunto em estudo, mas tem sido sugerido que trata-se do efeito de uma predisposição genética, enquanto que o aparecimento dos sintomas e lesões estaria relacionado à dieta alimentar, ao manejo, ao aumento de peso abdominal das fêmeas no fim da gestação e às construções inadequadas, a exemplo de pisos muito lisos ou inclinados.

saiba mais

O que fazer quando o bezerro nasce sem ânus?

Saiba os cuidados para obter choca de pinto em todos os ovos

 

A confirmação da fratura pode ser feita pela palpação, por auscultação ou, em casos especiais, pelo raio X. Um trabalho realizado pela Embrapa Suínos e Aves mostra que, infelizmente, não há tratamento para o problema.

Consultor: Embrapa Suínos e Aves. Caixa Postal 21. CEP: 89700-000, Concórdia (SC). Tel.: (49) 3441-0400. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply